Diocese da região suspende padre que realizou casamento gay
O padre Vicente Paula Gomes, de 56 anos, foi suspenso pela Diocese de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) após realizar uma união homoafetiva durante o último sábado (7) na cidade da região. A celebração uniu o casal Luiz Carlos dos Santos e Claudinei Batista de Almeida.
O documento com o afastamento foi assinado nesta quarta-feira (11) e publicado hoje no site da Diocese. O decreto de medida cautelar foi baseado no código de direito canônico e considera as acusações contra o padre graves.
O decreto é assinado pelo Bispo Diocesano de Assis Dom Argemiro de Azevedo e pelo Chanceler do Bispado Padre David José Martins.
A Diocese também divulgou outro documento no qual nomeia de forma provisória o padre Orlando de Almeida Alves para assumir o cargo de administrador da Paróquia Santo André, em Tarumã, no lugar do religioso afastado. Apesar do padre Vicente administrar uma paróquia em Tarumã, o casamento que provocou o afastamento foi realizado em Assis.
Imagens da cerimônia homoafetiva circularam nas redes sociais e repercutiram entre a população. Padre Vicente não utilizou as vestes sacerdotais e abençoou a união do casal. Padre Vicente chega a citar que era a primeira vez que abençoava uma união homoafetiva.
Confira abaixo o vídeo e os documentos divulgados pela Diocese nesta quinta: