Dezembro tem alto índice para picadas de escorpião em Marília
Ataques e até óbitos provocados por escorpiões têm virado notícia em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo nos últimos dias. Em Marília, picadas são bastante comuns e representaram nos últimos anos aproximadamente um caso a cada 5 dias.
O mês de dezembro é um dos que mais concentram ataques de escorpião em Marília, de acordo com levantamento feito pelo Marília Notícia no Departamento de Informática do Sitema Único de Saúde (DataSUS).
Marília registrou 457 picadas de escorpião entre 2007 e 2016 – período com dados disponíveis. Entre elas, 54 aconteceram no último mês do ano, um dos mais quentes e com mais chuvas.
É importante observar que um a cada três acidentes com animais peçonhentos (que também envolvem cobras e aranhas) ocorridos na cidade são com escorpiões, ou seja, aproximadamente 30% das ocorrências.
A maior parte das vítimas, aproximadamente 34%, tem entre 20 e 39 anos. O grupo entre 30 e 49 anos concentra 28% dos que levaram picadas. Indivíduos até 19 anos somam 23% das vítimas e acima de 60 anos são 13%.
Apesar do perigo, nos últimos dez anos, apenas cinco internações por conta de picada de escorpião foram contabilizadas no município. Nenhuma delas resultou no óbito da vítima.
O veterinário e coordenador da zoonoses de Marília, Lupércio Garrido, alerta sobre a picada do escorpião amarelo, o mais presente na região. Seu veneno afeta o sistema nervoso central e o coração, por isso o ideal é procurar ajuda médica imediatamente.
A orientação é sobre a necessidade de se ficar atento a sintomas como vômito e suor em excesso, sinais que o caso pode ser grave.
Os escorpiões, de acordo com ele, costumam ficar em materiais de construção, lixo domiciliar, troncos, galhos e folhas secas caídas, objetos descartados, garrafas empilhadas, caixas de gordura, canalizações de água, frestas e vãos de muros e tanques.
Em áreas internas eles costumam se esconder em assoalhos e rodapés, vigas e telhados em porões, sótãos e forros no teto, ralos, móveis, quadros e batentes
Cuidados e recomendações
De acordo com Garrido, algumas medidas podem ser tomadas para evitar os escorpiões:
- Feche as frestas de muros e paredes com reboque;
- Vede soleiras de portas e frestas em janelas;
- Ao entardecer feche as janelas;
- Não acumule lixo e deixar a lixeira fechada;
- Remova folhagens, arbustos e trepadeiras das paredes externas e dos muros;
- Não deixe roupas de cama em contato com o chão;
- Coloque telas nos ralos, pias e tanques;
- Dedetizar o imóvel;
- Cuidados como sacudir camisas, calças e sapatos antes de vestir podem evitar picadas.