MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
dom. 14 dez. 2025
ENSINO SUPERIOR

DevFest Unimar 2025 reúne estudantes e profissionais em dois dias de programação

Evento integrou calendário do Google Developer Groups e debateu tendências da área.
por Ramon Barbosa Franco
Rodada de conversas e networking entre estudantes, docentes e representantes das empresas parceiras (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) realizou a edição 2025 do DevFest Unimar, evento de tecnologia que integra oficialmente o calendário do Google Developer Groups (GDG). A programação ocorreu em dois dias e reuniu ingressantes, acadêmicos, profissionais e interessados da comunidade de tecnologia da região.

De acordo com a Unimar, o primeiro dia foi dedicado exclusivamente aos ingressantes dos cursos da área de Tecnologia da Informação. A programação incluiu recepção aos novos alunos, atividades introdutórias sobre carreira, empregabilidade e panorama do setor, além do contato inicial com professores, profissionais do mercado e empresas parceiras.

Segundo o coordenador dos cursos de TI da Unimar, Caio Saraiva Coneglian, o formato teve como objetivo aproximar os estudantes do mercado desde o início da graduação. “Trouxemos dentro do DevFest um evento específico para os ingressantes, com o propósito de apresentar a área, mostrar oportunidades e explicar como o estudante pode iniciar sua trajetória desde o primeiro dia. Aproveitamos para trazer empresas parceiras, promover essa troca e destacar a importância do networking e do movimento da RCI, que é muito forte em Marília e aqui na Unimar”, afirmou.

Profissionais da indústria apresentam aplicações práticas de Inteligência Artificial e debatem soluções para o mercado (Foto: Divulgação)

Ainda conforme a organização, o primeiro dia contou com uma rodada de conversa entre os novos acadêmicos e empresas parceiras da Rede de Cooperação Interinstitucional (RCI), que apresentaram possibilidades de carreira desde os primeiros anos do curso.

Ingressante do curso de Ciência da Computação, Luciano de Oliveira Rodrigues avaliou positivamente a experiência. “Esse evento me trouxe a expectativa de conseguir meu primeiro emprego, já neste mês, porque tenho muito interesse na área. Estudei por dois anos para chegar até aqui e estou muito empolgado. Conheci os professores, vi um pouco da metodologia, e acho que o ano que vem vai deixar minha vida bem mais ativa, com várias oportunidades e empregabilidade. É uma grande oportunidade”, disse.

No segundo dia, a programação foi aberta a ingressantes, acadêmicos e à comunidade externa, com palestras ministradas por profissionais da área de tecnologia e inovação. Entre os temas abordados estiveram Inteligência Artificial, modelos de linguagem e aplicações práticas no mercado.

Coneglian destacou o papel institucional do evento. “Este é um dos eventos mais importantes no nosso calendário e também no calendário do GDG. Sempre encerramos o ano com ele. É um encontro que nos permite debater temáticas atuais, como Inteligência Artificial, e ampliar o contato entre alunos, profissionais, ensino médio e empresas. Agradeço a presença de todos e do pessoal da Dsin, que compôs a programação desta edição”, afirmou.

Recepção aos ingressantes de TI teve como o propósito de apresentar a área e as oportunidades de carreira (Foto: Divulgação)

Entre os palestrantes estiveram Allan Siriani, da Ciag, e Otávio Guilherme Arruda dos Santos, da Movement. O Tech Lead Otávio Arruda apresentou uma abordagem prática da Inteligência Artificial aplicada a negócios. “Minha palestra trouxe uma visão prática de inteligência artificial focada em negócios. Hoje se fala muito em LLMs, mas existem diversos modelos e técnicas que podem ser mais eficientes dependendo da aplicação. Mostrei problemas reais da indústria e quais modelos são mais adequados para cada tipo de solução”, explicou.

Segundo ele, eventos como o DevFest contribuem para a formação profissional dos estudantes. “Essa troca é essencial. Além da parte técnica, os alunos precisam desenvolver soft skills — comunicação, entendimento de negócios, postura profissional. Isso faz toda a diferença para quem está começando na carreira”, completou.

Para a Unimar, o DevFest Unimar 2025 reforçou a integração entre universidade, mercado e comunidade, ampliando o debate sobre o presente e o futuro da tecnologia na região.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Governo federal decreta desapropriação de fazenda de Gália para reforma agrária
  • 2
    MAC goleia Bandeirante pela Série A3 no Abreuzão
  • 3
    Polícia intervém e mata homem que ameaçava esposa na região
  • 4
    Ex-funcionários da GF relatam dificuldades após fim do contrato

Escolhas do editor

DECISÃO JUDICIAL
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizadosJustiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
LIRAA
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamentoAlto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília, aponta levantamento
ZONA RURAL
Município articula convênio para recuperar ponte rural em AvencasMunicípio articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
Município articula convênio para recuperar ponte rural em Avencas
GOVERNO DO ESTADO
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsitoPrefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito
Prefeitos da região relatam incômodo com Tarcísio; Marília mantém bom trânsito

Últimas notícias

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados
Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025
Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo
Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie