Deslizamento em Garça deixa casa interditada e família realojada

A Defesa Civil de Garça confirmou, na manhã desta segunda-feira (15), a interdição de uma residência e o realojamento provisório de uma família após um deslizamento de terra, com desabamento de um muro, provocado pelas fortes chuvas do fim de semana, no bairro José Ribeiro.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Júlio César Teixeira, o imóvel interditado está situado em um terreno mais elevado. Logo abaixo, há uma obra em andamento onde, durante a terraplanagem, foi realizada uma escavação que pode ter sido excessiva.
No local, foi construído um muro, porém, há dúvidas sobre o acompanhamento técnico adequado. De acordo com a Defesa Civil, a estrutura não possuía dimensionamento compatível com a função de arrimo necessária.

Com o solo encharcado e movimentação da terra em razão das chuvas intensas, o muro cedeu, provocando o desabamento de parte da estrutura da obra e também do muro da residência localizada acima. O incidente atingiu a área próxima à entrada da casa, situada nos fundos do terreno.
Ação Paliativa
Como medida emergencial, equipes da Defesa Civil realizaram a cobertura da área com lona para conter o avanço do solo e minimizar os danos, enquanto as chuvas persistem.
O proprietário do imóvel em construção já foi notificado para regularizar a situação e executar as obras necessárias assim que as condições climáticas permitirem.
A família que morava na residência atingida foi retirada do local por medida de segurança. A Defesa Civil segue monitorando a área.
