Desfile na Sampaio Vidal marca festa do 7 de setembro em Marília
Após muitos anos, o desfile cívico-militar do dia 7 de setembro volta a ser realizado em Marília nesta quarta-feira (7), com expectativa de grande público na avenida Sampaio Vidal.
O retorno da celebração acontece em um ano histórico, quando o Brasil comemora 200 anos de sua independência. No mesmo dia e horário, a Igreja Católica realiza a 28ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, na Praça Maria Izabel, ao lado da Catedral de São Bento.
Se a quarta-feira amanhecer com chuva, o desfile cívico-militar poderá ser adiado. A definição será feita apenas pela manhã. De acordo com a previsão do tempo, o dia será de sol, com possibilidades de pancadas de chuva a qualquer hora do dia ou da noite. A temperatura mínima prevista é de 16ºC e a máxima de 27ºC.
Com o tema “Marília, Brasil: Aqui somos Amor e Liberdade”, as festividades em Marília começarão às 8h, no Paço Municipal. Segundo o protocolo, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) dará a ordem para os atiradores do Tiro de Guerra (TG) 02-059 iniciarem os trabalhos. Será realizado o hasteamento das bandeiras de Marília, São Paulo e do Brasil.
Logo em seguida, às 9h, o desfile terá início, com os integrantes do Exército. As viaturas da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental e do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, devem passar pela avenida ainda no começo do desfile, para serem liberadas o mais rápido possível, caso seja necessário atendimento de alguma ocorrência.
A expectativa da Prefeitura de Marília é que pelo menos sete mil pessoas acompanhem o desfile. Bandeirinhas do Brasil serão distribuídas para quem for acompanhar o evento no Centro da cidade.
É aguardado também um grande número de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é do mesmo partido da candidata a deputada estadual, Dani Alonso, e do deputado federal e candidato à reeleição, Capitão Augusto. Os dois devem marcar presença no desfile, assim como outros candidatos de Marília e região.
A concentração do desfile será na região do Espaço Cultural, na esquina com a rua Paraná. O desfile seguirá em direção ao Paço Municipal, terminando somente após o cruzamento com a avenida Rio Branco, na esquina com a rua Coronel José Brás.
A frota da Prefeitura Municipal, do Programa Ronda Azul e do Daem desfilarão. A Secretaria Municipal da Educação também marcará presença com o desfile das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei) e Associação de Pais e Amigos do Autista (Espaço Potencial) igualmente confirmaram presença neste 7 de setembro.
O desfile ainda contará com o 100º Grupo de Escoteiros Cristo Rei, Clube dos Desbravadores Plus Ultra e Apocalypse, que fazem parte da Igreja Adventista do 7º Dia; Clube dos Aventureiros Formiguinhas e Alfa Kids, Colégio Assembleiano de Marília, Banda Instrumental da Igreja Assembleia de Deus e Colégio Prevê Objetivo.
O serviço público estará representado por trabalhadores da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude desfilará em Marília, bem como a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e Secretaria Municipal da Cultura, que também levará integrantes da Biblioteca Municipal, do Teatro e do Encontro do Rock.
O Fusca Clube de Marília e o Clube do Opala de Marília marcarão presença. Também estarão presentes o Jeep Clube, Jipeiros de Marília, Grupo de Veículos Antigos 014, os moto clubes “Bode do Asfalto”, “Os Vigaristas” e “OsVéi”.
O Projeto Guri estará representado no desfile com os integrantes da Regional de Marília. Ainda participam do desfile cívico-militar os alunos das escolas estaduais Abel Augusto Fragata, Prof. Amílcare Mattei, Prof. Antonio Gomes de Oliveira, Baltazar Godoy de Moreira, Bento de Abreu Sampaio Vidal, Geógrafa Emico Matsumoto, Gabriel Monteiro da Silva, Dr. Lourenço de Almeida Senne, Monsenhor Bicudo, Profª Wanda Helena Toppan Nogueira, Etec “Antônio Devisate”, Senai “José Polizotto” e Unimar – Universidade de Marília.
A Banda Marcial Cidade de Marília deve encerrar o desfile com uma grande apresentação, que promete ficar guardada na memória de todos que participarem do evento. Ao final, haverá uma queima de fogos de artifício não sonoros.
GRITO DOS EXCLUÍDOS
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) motiva a realização do Grito dos Excluídos e das Excluídas. Em 2022, em sua 28ª edição, terá o tema “Vida em primeiro lugar” e o lema “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”. A iniciativa ocorre historicamente no dia 7 de setembro, escolhida como data fixa para uma ação em rede que leve os fiéis à reflexão crítica sobre o Dia da Independência.
A 28ª edição do Grito acontece após anos sem sua realização em Marília, na Praça Maria Izabel, ao lado da Catedral São Bento. Com um momento de oração e ato ecumênico inter-religioso, a ação contará também com um café da manhã para os moradores de rua.
Organizado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com o apoio da Pastoral com os Moradores de Rua e de diversos representantes de outras religiões e instituições cristãs da cidade, o Grito dos Excluídos e Excluídas terá início às 9h.
“Iremos com amor e fé realizarmos o evento em nossa cidade, buscando dar atenção aos nossos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade”, explicou o frei Vinícius Alves de Oliveira, assessor das CEBs na Região Pastoral I da Diocese de Marília.
Por meio de uma parceria com a Universidade de Marília (Unimar), os cursos de Psicologia e Enfermagem ajudarão na iniciativa. Os alunos irão aferir a pressão arterial e farão uma entrevista socioeconômica com as pessoas em situação de rua, o que ajudará as CEBs e a Pastoral no acolhimento destes indivíduos.