Prefeitura reclama de lixo jogado pela população
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, realiza de forma contínua e rotineira a limpeza urbana do município.
São prestados serviços de coleta de lixo, varrição das ruas e capinação de áreas públicas com mato alto, além da retirada de resíduos descartados incorretamente por populares em locais impróprios.
Os trabalhos, segundo o município, seguem um roteiro pré-estabelecido, de acordo com cronograma previamente elaborado, atendendo todas as regiões da cidade, visando dar mais segurança, melhores condições ambientais e melhor qualidade de vida aos cidadãos marilienses.
“Infelizmente o que se tem visto é a falta de consciência de alguns moradores, que insistem em descartar resíduos variados em áreas públicas, demonstrando pouca importância com os demais habitantes das regiões atingidas”, consta em nota da Prefeitura.
As áreas afetadas pelo problema, segundo o município, “sofrem com a proliferação de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, e com o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, febre amarela e chikungunya”.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, “além dos malefícios que representam a saúde, estes descartes degradam o meio ambiente, contaminando o solo e o lençol freático, e ainda atrasam o cronograma dos serviços prestados pela prefeitura”.
De acordo com ele, “nossa equipe precisa retornar em locais que já haviam sido limpos, mas horas depois necessitam de nova manutenção, decorrentes desses descartes irregulares”.
Fiscalização
A Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública conta com equipe de fiscalização de posturas, que atua na orientação e aplicação das leis, porém Vanderlei Dolce explica que “a fiscalização desempenha papel importante, mas, além do número limitado de fiscais, estes cumprem diversas leis simultaneamente, tornando-se impossível flagrar todos os descartes incorretos”.
“Assim, pedimos à população que se conscientize dos males que estes descartes ocasionam e ajudem a prefeitura a fiscalizar, fotografando e denunciando aqueles que insistem em agir de maneira alheia ao bom convívio social”, completa o chefe da pasta.
“Não medimos esforços pra deixar Marília nas condições que merecemos, mas a colaboração da população é fundamental para que esta situação reverta-se de forma positiva e acabemos com os descartes incorretos existentes na cidade. Lembramos que existem empresas de caçambas especializadas na coleta e destinação ambientalmente correta desses materiais, o que injustifica quaisquer descartes clandestinos em áreas públicas.”
Denúncia
Para mais informações ou denúncias, a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública atende pelo telefone 3408-6700.