DER deixa Marília de fora e cidade escapa da instalação de radares Doppler
As rodovias do Estado de São Paulo ganharão 649 novos radares de controle de velocidade. Desse total, 536 são equipamentos inteligentes, chamados Doppler, capazes de fazer a leitura automática das placas dos automóveis e transmitir informações em tempo real para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Apesar disso, não há previsão de instalação de aparelhos do tipo na região de Marília.
Os radares Doppler são inteligentes e aplicam multas à distância. Eles medem a velocidade média do veículo entre dois pontos, o que permite autuar motoristas que ultrapassam o limite de velocidade ao longo de um trecho. Isso significa que o motorista terá que manter a velocidade máxima permitida em todo o trajeto e não poderá apenas reduzir a velocidade quando estiver próximo do equipamento.
De acordo com o próprio DER, neste primeiro momento, não vai haver a instalação dos Doppler nas rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) e Rachid Rayes (SP-333). Entretanto, a SP-333 contará com a instalação de controladores de velocidade comum em pontos estratégicos.
Um medidor de velocidade será instalado no quilômetro 06 no sentido leste da pista e outro radar, abrangendo os sentidos leste e oeste, será colocado no quilômetro 45.
A previsão é que estes novos equipamentos entrem em operação em março de 2025 na SP-333. É importante que os motoristas estejam atentos para as mudanças e respeitem os limites de velocidade estabelecidos para garantir a segurança no trânsito.