MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
sáb. 29 fev. 2020

Deputado usa motosserra para liberar acesso a terra indígena

por Marília Notícia

O deputado estadual Jeferson Alves (PTB-RR) derrubou ontem o bloqueio da base indígena que controla o acesso à BR-174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR). Com uso de uma motosserra e um alicate de pressão, o deputado cortou um tronco e uma corrente que eram usados pelos índios para controlar o acesso à rodovia. A BR-174 passa pela terra indígena Waimiri Atroari, onde vivem os índios kinja. Toda a ação foi gravada e divulgada pelo parlamentar nas redes sociais.

Apoiado por outras pessoas, Jeferson Alves rompeu a corrente dizendo que “nunca mais” a rodovia será fechada. “Presidente Bolsonaro, é por Roraima, é pelo Brasil, não a favor dessas ONGs que maltratam meu Estado”, afirmou no vídeo.

Ontem à noite, a Justiça Federal determinou o retorno do controle aos índios.

Há décadas, o bloqueio da BR-174 ocorre diariamente, das 18h às 6h da manhã, no trecho da reserva Waimiri Atroari. Nesse período, só é autorizada a passagem de ônibus de linha interestadual, caminhões com cargas perecíveis e ambulâncias. O bloqueio é realizado para proteger animais e os próprios povos de atropelamentos.

A iniciativa de controlar o tráfego na BR-174 teve início nos anos 1970, pelo Exército, quando a obra foi concluída. O controle foi repassado aos indígenas, que o mantém até hoje. A medida de controle, apesar das críticas, faz parte do Subprograma de Proteção Ambiental do Programa Waimiri-Atroari, e tem por finalidade controlar o tráfego nas estradas existentes dentro da terra indígena e evitar ações predatórias da fauna. “A medida evita que carros de passeio ou caminhões em alta velocidade atropelem animais de hábitos noturnos, muito comuns às margens daquela estrada”, disse a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Bloqueio

Os Waimiri Atroari habitam uma região localizada à margem esquerda do baixo Rio Negro. Dados da Funai mostram que, na década de 1960, quando a estrada começou a ser construída, viviam 3 mil indígenas na área. Durante o processo de construção, que terminaria em 1979, a população foi reduzida a 200 indígenas, por confrontos e doenças. Hoje, são cerca 2,1 mil índios da etnia na região, espalhados em 56 aldeias.

Desde o ano passado, Jeferson Alves tem criticado o bloqueio e defendido a retirada da corrente. “O governo Bolsonaro teve 70% dos votos em Roraima, prometendo a retirada dessa corrente. Ele tem que se manifestar”, afirmou o deputado, em audiência no ano passado. Ele não foi localizado ontem pela reportagem. Bolsonaro não comentou o assunto.

O professor da Universidade Federal de Roraima, Marcos Braga, defendeu, em audiência no ano passado, o direito de consulta às comunidades indígenas para encontrar uma solução para a situação Ele ressaltou que o cenário atual é bem diferente da época em que a etnia quase foi dizimada.

No ano passado, o secretário estadual de Planejamento, Marcos Jorge, disse que não há regulamentação legal para a prática. “Parabenizo o Poder Legislativo por essa discussão, pois há uma cultura de se fechar essa corrente por 12 horas, mas não há nenhuma norma que autorize o fechamento. E pensando no desenvolvimento pacífico de todo o estado de Roraima, é que o Governo se manifesta pela retirada da corrente”, afirmou, na ocasião”, afirmou o secretário na ocasião.

Representantes do Ministério Público de Roraima (MP-RR) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR) também defendem o diálogo

Procurada pela reportagem, a Funai afirmou, por meio de nota, que “o Ministério Público Federal já tomou conhecimento do fato” e que “não tem competência para julgar a legalidade do ato”. Os indígenas, segundo a fundação, já substituíram as correntes retiradas pelo deputado. A autarquia ligada ao Ministério da Justiça disse que “está acompanhando de perto o desenrolar do caso”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie