MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 19 maio. 2024
FAÇA BONITO

Crescem queixas de abuso, exploração e violências contra crianças em Marília

Trazer à luz aos crimes contra a infância é o que buscam campanhas como a ação 'Faça Bonito', lembrada nesta semana.
por Carlos Rodrigues
Conselho Tutelar é um dos órgãos da rede de proteção (Foto: Divulgação)

Marília tem verificado, em 2024, aumento no número de denúncias de abusos, exploração sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes. De janeiro até agora, já foram computados 289 registros.

Os números são da Prefeitura de Marília, que coordena ações de prevenção e notificação por meio de vários órgãos, como as secretarias municipais da Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos.

O aumento, porém, não é de forma isolada um indicador negativo. Trazer à luz aos crimes contra a infância é o que buscam campanhas como a ação “Faça Bonito”, desenvolvida para marcar o combate ao abuso, exploração sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes. A data nacional da ação foi lembrada ontem, 18 de maio.

MAIS DENÚNCIAS, MENOS CRIMES

Ao longo de todo ano de 2023, foram contabilizados 517 registros de violações de direitos contra pessoas de zero a 17 anos. Em pouco mais de 130 dias deste ano, o número já se aproxima de 300.

Para a delegada Darlene Rocha Costa, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Marília, a divulgação é fundamental. “Eu sempre defendo que quanto mais divulgamos mais atingimos as pessoas, mais as denúncias aumentam”, associa.

Darlene acredita que uma das formas de prevenção, em relação à exploração sexual infantil, é a atenção aos sinais. “Podemos perceber isolamento social e hipersexualização. A criança demonstra que está sendo vítima de abuso sexual. A orientação é que os pais fiquem mais atentos aos filhos”, alerta.

Delegada Darlene reforça sinais de que crianças ou adolescentes podem estar sendo abusados (Foto: Arquivo/Marilia Notícia)

É possível perceber, conforme a delegada, terror noturno, automutilação, comportamentos sexuais e silêncio predominante. Nem sempre todos os sinais estão presentes.

“Os pais ou responsáveis, que notarem alguns desses sintomas, devem procurar a Delegacia Especializada (DDM), o Conselho Tutelar ou mesmo fazer uma denúncia no Disque 100”, orienta a delegada.

ABUSOS MAIS FREQUENTES

Os números divulgados pela Prefeitura indicam que as denúncias de violência sexual (71 registros), negligência ou abandono (60) e violência física (53) são mais comuns em Marília.

Também há relatos de violência psicológica (43) e trabalho infantil (sete denúncias) em 2024. Os relatórios mostram que a proporção, por modalidade de agressão, foi a mesma no ano passado.

A situação social é um dos fatores que podem dificultar a proteção, embora muitos dos casos de exploração e abusos independam das condições econômicas das famílias.

Para a delegada de Marília, a rede de proteção da cidade está bem estruturada. “Eu sempre acredito na melhora, que podemos fazer o melhor para nossas crianças. Aqui na cidade a rede de apoio tem total estrutura para atendimento às vítimas e famílias”, avalia.

DENUNCIE

Escolas, unidades de saúde, hospitais, delegacias (qualquer unidade, mas especialmente a DDM), patrulhas da Polícia Militar, entre outros serviços públicos recebem capacitação para acolher denúncias.

Os registros de crimes sexuais, formas de explorações econômicas e outras violações, previstas no Código Penal e no Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA), devem ser levados ao conhecimento das autoridades.

São vários canais oferecem agilidade como o 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), central de denúncias 188 da Secretaria de Segurança Pública ou o disque 100. É possível encaminhar denúncias também por meio do site www.webdenuncia.sp.gov.br.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 2
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
  • 3
    Suposto dentista é acusado de estelionato após receber e não realizar serviço
  • 4
    BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escolaPF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
RODOVIAS
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em MaríliaBR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
RECICLA LEGAL
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em MaríliaReciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília

Últimas notícias

MAC bate a Francana, confirma 2ª vaga e pega São Bernardo na próxima fase
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio é neste sábado
Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie