Polícia descarta denúncia de maus-tratos no Canil da Prefeitura
O ativista Fábio Alves Cabral, de 41 anos, “Fábio Protetor” como é conhecido, procurou a polícia nesta terça-feira (15) para denunciar uma suposta situação de maus-tratos aos animais recolhidos e alojados pela Prefeitura de Marília no Canil Municipal.
O presidente da ONG “Defesa e Proteção Animal de Marília” mobilizou na manhã desta quarta-feira (16) a Polícia Técnica Civil e a Polícia Ambiental Militar para uma fiscalização no Centro de Vigilância Ambiental na rua Yussaburo Sasazaki por volta das 9h.
Não foi constatada nenhuma irregularidade ou situação de maus-tratos na unidade administrada pela Prefeitura de Marília.
Fábio Protetor havia registrado uma ocorrência alegando que os animais não estavam recebendo tratamento adequado. Ele divulgou um vídeo de um cão ferido e com sangramento.
O denunciante alegou que cinco cães estariam em situação de maus-tratos e sem acompanhamento de médicos veterinários. No entanto, as informações não foram confirmadas pelas equipe da polícia. O ativista ainda informou que pode acionar o Ministério Público.
A Prefeitura de Marília se manifestou sobre a denúncia alegando que nenhuma irregularidade foi identificada durante a fiscalização.
“A coordenação da Divisão de Zoonoses da SMS foi informada na manhã desta quarta-feira (16) que o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) receberia fiscalização da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Técnica Civil devido à denúncia de supostas irregularidades cometidas pela instituição em sua rotina de trabalho. A vistoria foi realizada, na presença dos denunciantes que, portando uma cópia de Boletim de Ocorrência, pretendiam resgatar animais ali abrigados”.
“As autoridades fiscalizadoras não constataram nenhuma situação irregular e, com isto, nenhum animal foi removido do local. O CVA constitui instrumento público de promoção da Saúde Coletiva e responde por seus atos, baseados em protocolos técnicos voltados à vigilância e controle de zoonoses”, notificou a assessoria.
Fábio Protetor foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais e é um crítico habitual do governo Daniel Alonso.
Veja os vídeos abaixo, da denúncia e de parte da visita da polícia.