Dengue já soma mais de 2 mil vítimas no ano
A antecipação da estiagem neste ano reduziu a velocidade da epidemia de dengue, mas não freou as transmissões. Na prática, isso significa que o mosquito Aedes aegypti segue encontrando reservatórios de água para se reproduzir. A maior parte dos focos está nos domicílios.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, a doença já fez 2.062 vítimas somente neste ano. Na 19ª semana epidemiológica – entre 9 e 15 de maio – foram adicionados 21 novos casos.
A atualização mais recente foi feita nesta quinta-feira (27) e ainda não traz nenhum caso da 20ª semana, encerrada no dia 22 de maio e nem na 21ª – atual, que termina sábado (29).
Contudo, a tendência é que estes números mudem em breve, já que o município tem 1.342 notificações suspeitas sob análise do laboratório Adolfo Lutz.
A epidemia de dengue deste ano tem feito muito mais vítimas que no ano passado. Até a 21ª semana de 2020, a cidade teve somado 1.220 casos de dengue.
Em nota, a Prefeitura informou que os trabalhos de combate, em todas as áreas, prosseguem, agora com destaque nas regiões Oeste e Sul, onde ocorre varredura. A ação envolve agentes de várias unidades.
“Paralelamente, o inseticida está sendo aplicado na região Norte”, informa a administração municipal.
O uso de inseticida aplicado por equipamento pesado – sob veículo – só é feito após varredura e eliminação de criadouros. Vale lembrar que a técnica pode eliminar os mosquitos adultos, mas não resolve a questão de larvas e ovos depositados em criadouros. Por isso, a orientação é que cada morador faça a limpeza do seu espaço.