Dengue: alimentação correta para ajudar na recuperação
Para recuperar o organismo debilitado pela dengue, nada melhor do que uma alimentação equilibrada (de fácil absorção e digestão) e se manter sempre hidratado. A alimentação para a recuperação dos que contraíram dengue deve ser rica em ferro.
Líquidos
Pacientes com dengue precisam de maior reposição de líquidos. A dengue, muitas vezes, leva a desidratação muito rápido e desde os primeiros sintomas é recomendado consumir uma quantidade de água muito maior do que está acostumado. Essa medida impede o agravamento do quadro. No entanto, algumas pessoas sentem dificuldades na sua ingestão, se isso acontecer, a dica é optar por outras alternativas para facilitar a aceitação.
Para dar sabor a água, procure acrescentar fatias de laranja, tangerina ou limão com casca, assim como folhas de hortelã ou sementes de erva doce. A água de coco, refrescos e sucos de frutas frescas também pode ser uma opção interessante e gostosa. Em casos de enjoos, prefira os alimentos frios e de odor suave. Uma dica é consumir pedrinhas de gelo preparadas com suco de frutas ou água de coco.
Alimentos para subir as plaquetas
Uma contagem normal de plaquetas varia de 150.000 a 450.000, mas no caso da dengue, por exemplo, a doença pode fazer com que os níveis desçam drasticamente ocorrendo uma hemorragia interna. E quando as plaquetas estão baixas demais o problema pode ser sério e requer uma supervisão médica, mas é possível encontrar uma “ajudinha extra” na alimentação. Nesse caso, recomenda-se consumir alimentos com alto teor de vitaminas e minerais.
A cenoura, mandioca e beterraba são alimentos conhecidos pelas suas propriedades que ajudam a subir as plaquetas. A melhor forma de consumi-los é em uma salada ou crus, assim obterá o máximo de vitaminas presentes nos alimentos. Mas, se estiver com dificuldades de se alimentar, o ideal é preparar um caldo ou creme de vegetais.
A vitamina C é ideal para aumentar a contagem de plaquetas e, ela pode ser obtida através das frutas, como kiwi, morango, limão e laranja. Para os pacientes mais fracos, uma boa opção para consumir as frutas é fazer um suco refrescante. Outros alimentos que ajudam a subir as plaquetas dos pacientes com dengue são as folhas verdes de vegetais, como couve, brócolis, espinafre, alface e repolho.
Suplementos também ajudam
Suplementos alimentares enriquecidos com vitaminas e minerais também é uma alternativa para ajudar os doentes a recuperar o seu estado nutricional que tende a ficar debilitado com a doença. Esses suplementos podem ser dissolvidos em sucos, leite e caldos.
Suco contra dengue
Ingredientes:
- 1 maçã vermelha
- 1 limão
- ½ inhame pequeno descascado
- Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo: Esprema o limão, pique a maçã e o inhame. Se quiser usar gengibre, melhor ainda. É só ralá-lo. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva o suco com ou sem gelo. Acrescente açúcar ou adoçante a gosto. Se quiser, pode evitar. O suco pode ser consumido diariamente.