Dengue afeta mais pessoas, mas covid ainda é a que mais mata em Marília
O Marília Notícia fez um levantamento com base nos dados do setor de Vigilância Epidemiológica que comprovam que a covid ainda mata mais que a dengue na cidade. Os números são do acumulado de 2023 e deste ano até a presente data.
Conforme o relatório anual da Secretaria Municipal da Saúde, em 2023, Marília teve 2.955 positivos de covid, com 40 mortes, de janeiro a dezembro. No mesmo período, foram apenas cinco óbitos confirmados por dengue, com 3.122 casos.
Até fevereiro deste ano, o município já contabilizou três mortes por covid contra duas por dengue. Por outro lado, o número de casos positivos de dengue é maior do que de covid. São 1.112 registros da doença provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti e 283 pela infecção pelo coronavírus.
Mesmo sendo comprovadamente mais letal, a vacina contra a covid enfrente maior resistência e, consequentemente, baixa procura na rede pública de saúde. Enquanto crescem os pedidos pelo início da imunização contra a dengue, a população deixa de se imunizar contra o coronavírus.
Os postos da saúde em Marília continuam aplicando doses da vacina da covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância de se completar a cobertura vacinal contra a doença, com as doses de reforço ou complementar, para as pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades. Todos os postos de saúde da cidade aplicam o imunizante.
“As ações de vacinação contra a covid-19 garantem a proteção contra esta doença e contra a morte. A vacina complementar possibilita mais proteção para os integrantes dos grupos prioritários”, finaliza o secretário municipal da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!