Delegada aposentada e referência, Rossana Camacho disputa vaga na Câmara
Por 25 anos, entre 1987 e 2012, a Delegacia da Mulher de Marília (DDM) foi comandada por uma autoridade que se tornaria referência até internacional no atendimento às vítimas da violência doméstica.
Aposentada do cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo desde 2012, a delegada Rossana Camacho (PSD) estará nas urnas de 6 de outubro, em busca de nova oportunidade de servir a população de Marília como vereadora.
“Ser delegada de polícia meu deu expertise e conhecimento em administração pública suficiente para me adaptar à realidade da vida política partidária”, afirmou a candidata ao Marília Notícia.
Rossana afirma que seu “ativismo partidário” surgiu de forma “natural” após sua aposentadoria, impulsionado por seu envolvimento em trabalhos voluntários e assistenciais, especialmente na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres.
Como delegada de polícia, Rossana Camacho informou ter realizado mais de 70 mil procedimentos, como boletins de ocorrência, termos circunstanciados e inquéritos policiais no atendimento às vítimas da violência doméstica.
ATUAÇÃO
Ainda à frente da DDM de Marília, Rossana Camacho integrou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Marília entre 1996 até além da aposentadoria, em 2016, sendo presidente por três quadriênios (1997-2000, 2001-204 e 2009-2012).
Em 2009, ela articulou com a Prefeitura de Marília a criação da Coordenadoria da Mulher, uma década após ter mobilizado as entidades de Saúde do município para implantar um protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual.
Reconhecida por sua expertise em causas femininas, Rossana integrou o Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo entre 2014 e 2021, representando a sociedade civil paulista.
Em 2018, a delegada tornou-se empreendedora social em políticas públicas para mulheres pelo Sebrae. Desde então, ela tem compartilhado seus conhecimentos para prevenção da violência doméstica e promovido ações de empoderamento a mulheres e meninas.
RECONHECIMENTO
Durante seus mais de 40 anos de serviços prestados no atendimento à mulher, Rossana Camacho foi acumulando condecorações entregues por diferentes entidades da sociedade civil organizada, inclusive no exterior.
Mariliense, a delegada é cidadã benemérita da cidade. O título foi conferido em 2004 pela Câmara Municipal. Em 2012, ela recebeu a Medalha Ruth Cardoso, outorgada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.
Naquele mesmo ano, a convite do governo dos Estados Unidos, foi uma das representantes do Brasil entre 53 países presentes no Intercâmbio Cultural Educacional sobre Violência Doméstica e Empoderamento de Mulheres e Liderança Feminina.
Em 2014, Rossana Camacho receberia ainda a “Medaglia D’Oro” da Associazone Lucchese Nell Mondo de Lucca, na Itália. O Rotary Club Marília Pioneiro a premiou com a Menção Marina Ravazzi, em 2017.
PROPOSTAS
Candidata a vereadora, Rossana Camacho diz que mesmo sem “a força e o poder de delegada da ativa”, a opção que se apresentou para continuar a contribuir com a comunidade mariliense é através da vereança.
“As principais áreas de atuação serão Segurança Pública, Saúde, Justiça e Assistência Social, além de Esporte, Cultura, Lazer, desenvolvimento, mobilidade urbana e uma atenção especial às questões do funcionalismo público”, afirmou.
Entre suas principais propostas de mandato estão a articulação política para implantação em Marília da Vara da Violência Doméstica e a Sala de Depoimento Especial para crianças vítimas de maus-tratos e crimes sexuais.
“A vida é um eterno aprendizado e estou aberta aos novos desafios que a vida política nos traz. Com atitude, bom senso, responsabilidade e comprometimento, se for eleita, conseguirei fazer um trabalho à altura do que Marília merece”, concluiu Rossana Camacho.