MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
seg. 31 jan. 2022

Visita íntima a menores

por Décio Mazeto

Todos sabemos que a evolução dos costumes implica em novidades que para alguns é fonte de regozijo e para outros é motivo de críticas.

É certo que tais novidades, de cunho social, trazem, eventualmente, orientações chocantes, insólitas e, quando derrubam velhos conceitos morais, escandalizam a sociedade. E com a legislação pátria, que disciplina e estabelece regras de conduta para todos, não é diferente.

É o que ocorre com a edição, já um tanto antiga, da Lei 12.594 de janeiro de 2.012, que criou o Sinase – Instituto Nacional de Atendimento Socioeducativo, que regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescentes que pratiquem ato infracional. Essa norma legal estabelece todas as medidas atinentes ao cumprimento das penas impostas a menores infratores e a forma de recuperação de suas condutas criminosas para a sociedade.

É evidentemente, medida bastante louvável porque impõe critérios objetivos para a punição de menores infratores, sua vida em confinamento e ou semiliberdade, bem assim seus direitos constitucionais, observadas as características da menoridade e as peculiaridades da conduta que os levaram à punição.

Entretanto, uma novidade dessa norma desde a sua edição, causou severa repulsa por parte de alguns segmentos da sociedade, em particular de entidades religiosas e organizações civis conservadoras. É que o artigo 68 estabelece a possibilidade da chamada visita íntima, ou seja, do menor ou da menor, receber parceiro ou parceira para contato sexual.

É verdade que o indicado comando estabelece que para o (a) adolescente fazer jus a este benefício, deve ser casado (a) com a parceira (o) ou que viva em união estável. Contudo, sabe-se que a criança passa a ser adolescente a partir dos doze anos e seria uma autêntica aberração permitir o contato íntimo dessas crianças, sob o beneplácito do Estado.

Não se pode negar, também, que tais medidas serão sempre autorizadas pelo juiz da execução da pena, o que, em princípio permite uma avaliação mais segura das condições pessoais dos interessados. Mas de outro lado, é inegável que o indeferimento das relações íntimas pleiteadas por menores em cumprimento de pena, será fonte inesgotável de rebeliões, motins e atitudes revoltosas que a nada conduzem e servirá apenas como combustível para o recrudescimento da escalada de infrações penais que atualmente envolvem adolescentes.

Seja como for, essa é mais uma novidade (não tão nova) da legislação nacional que provoca polêmica na nossa sociedade, com revolta de uns e aplauso de outros.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie