MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qua. 22 dez. 2021

Fora dos autos: histórias que a vida conta

por Décio Mazeto

Juvenal era um sujeito sério. Nascera de uma família pobre e honesta. Trabalhou muito e estudou pouco. Acabou por ser representante comercial de uma grande empresa do Sul do país e passou a ter uma vida modesta, mas confortável.

Casado há mais de vinte anos com Dona Aurora, vieram a ter duas filhas, ambas muito bonitas. A mais nova, então com dezesseis ou dezessete anos, começou um namoro com Daniel, jovem estudante da Faculdade de Medicina local, que viera de Mato Grosso para aqui conseguir o diploma de médico.

E assim, namoram daqui, beijam dali, amasso no portão e outras intimidades até que, naqueles arroubos da juventude, o casal chegou aos “finalmente”.  Acontece que o romance, que parecia tão promissor, acabou em rompimento por uma bobagem qualquer.

Entre soluços e lágrimas, a menina procurou o amparo da mãe e contou o sucedido, ou seja, “que não era mais moça”.  Juvenal, ao saber da novidade, quase enlouqueceu. No primeiro momento pensou em matar o rapaz, que segundo ele, desonrara sua menina.

A seguir, planejou contratar alguém para dar uma surra no ofensor da honra alheia e finalmente abandonou as ideias de violência e resolveu processar Daniel pelo crime de sedução (que na época ainda existia no Código Penal).

Contratou advogado que requereu a instauração do inquérito, com todas as formalidades. Submeteu-se a vítima ao exame de corpo de delito, constatando-se a consumação do crime; ouviram-se testemunhas e a ação penal foi proposta contra o rapaz.

Juvenal, porém, inconformado com a demora do andamento do processo e indignado com aquilo que seria a maior ofensa que sofrera na vida, procurava semanalmente o advogado para exigir providências. O causídico, então, explicava que o processo tem trâmites que precisam ser obedecidos. As audiências são espaçadas e ele deveria ter paciência.

E a cada vez que procurava o advogado para saber do andamento das coisas, trincava os dentes de ódio do ex-futuro genro.

Finalmente, o processo atingiu o ápice. As provas foram colhidas regularmente. Ficou demonstrado que, de fato, o sedutor agiu valendo-se da “inexperiência” da vítima e abusando de sua “justificável confiança”, nos exatos termos então preconizados pelo Código Penal vigente na época.

Porém, alguns dias antes do processo subir para a apreciação do Juiz, que então daria a sentença, Juvenal procurou novamente o advogado. E, meio comovido, com ar piedoso, disse o seguinte: “Doutor, eu sonhei com o Papa na noite passada e ele mandou eu perdoar os inimigos. Como sou católico e respeito as coisas da Igreja, vou seguir a ordem que o Santo Padre me deu em sonho e pedir para o senhor parar com tudo isso. O Daniel, por mim, está perdoado”.

Diante de tão insólito pedido, o advogado, estupefato, não teve alternativa. Desistiu da ação penal, mediante o perdão expresso do querelante. Daniel ficou livre do processo, formou-se médico e voltou para sua terra.  Juvenal, feliz por ter perdoado o desafeto a mando do Papa, esqueceu o assunto. Da moça, o advogado nunca mais teve notícia.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie