De volta ao ‘amarelo’, Saúde faz alerta e anuncia mais testes
Marília voltou a entrar em alerta – estágio amarelo – em relação à ocupação de leitos clínicos para pacientes respiratórios, nesta quarta-feira (29). Boletim indica que, pelo menos, 50% da estrutura que pode receber pessoas com confirmação ou suspeita de Covid-19 está ocupada.
Antes, no dia 20 deste mês, o município já havia registrado a mesma a taxa de ocupação. A migração do status verde para amarelo pode indicar curva de aumento da pressão sobre a rede de saúde.
Porém, apenas o indicador em determinada data não sinaliza, necessariamente, aumento nos casos de Covid-19.
Há dez dias, conforme mostrou o Marília Notícia, grande parte dos pacientes que estavam internados com sintomas respiratórios testou negativo para coronavírus.
O cenário de incertezas – com o surto de Influenza em várias e regiões e a potencial ameaça da variante ômicron – faz as autoridades em saúde manterem o estado de atenção, com novas estratégias.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que decidiu manter 16 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 clínicos no Hospital Beneficente Unimar (HBU). Vai continuar também com duas vagas em UTI e duas para internação clínica na Santa Casa de Marília.
“Com o apoio do Estado, implementamos o teste de antígeno para Covid na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e no Pronto Atendimento (PA) Sul, para que, de fato, os leitos Covid dos hospitais sejam ocupados apenas por pacientes positivos”, informa a pasta.
A Saúde diz ainda que “fará monitoramento dos dados nas próximas semanas” e pede o apoio da população com as “medidas de proteção em relação às síndromes gripais, especialmente, neste fim de ano”.
Na prática, são as mesmas cautelas que previnem as demais infecções respiratórias, como evitar aglomerações e espaços confinados, bem como o uso máscara e higienização das mãos.