Daniela pede reajuste de gratificação para coordenadores e auxiliares
A vereadora Professora Daniela (PL) protocolou um requerimento em que solicita ao prefeito Daniel Alonso (PSDB) um projeto de lei com reajuste na gratificação paga aos professores coordenadores e auxiliares de direção da rede municipal de ensino.
O pedido já havia sido feito pela parlamentar no ano passado e é reiterado agora. O requerimento foi registrado na Câmara no dia 6 de abril e ainda deve ser discutido no plenário durante a sessão ordinária desta segunda-feira (19).
Vale lembrar que a vereadora ocupa cargo de auxiliar de direção por nomeação do próprio prefeito e deve ser diretamente beneficiada com o reajuste.
Sua manutenção no cargo seria supostamente irregular e, inclusive, gerou denúncia feita pela própria Câmara ao Ministério Público nas últimas semanas.
Na solicitação, a Professora Daniela afirma que “os auxiliares de direção e professores coordenadores possuem atribuições específicas e relevantes na gestão administrativa e pedagógica das escolas”.
Ainda de acordo com a vereadora, os auxiliares de direção são “substitutos imediatos dos diretores” e “exercem inúmeras atividades administrativas que dão suporte a todo trabalho escolar”.
“As gratificações recebidas por estes profissionais, que cumprem uma jornada de 40 horas semanais, se encontram defasadas em relação às remunerações dos docentes que são designados em jornada especial e os contratados que acumulam cargos”, afirma a parlamentar.
“Considerando que, pela quantidade de atribuições, carga horária e gratificações não atraentes, muitos professores estão solicitando a revogação de suas portarias ou não querendo assumir as mencionadas funções. Esse reajuste solicitado não está sendo contemplado no Plano de Carreira”, conclui.