Daniel vai a São Paulo e anuncia 10 novos leitos de UTI para Marília

Prefeito de Marília, vereadores e empresários alinham ampliação da estrutura de saúde (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)
Após reunião em São Paulo na tarde desta terça-feira (26) com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou a instalação em Marília de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As vagas são específicas para atendimento a pacientes com Covid-19 e devem ser abertas no Hospital Beneficente Unimar (HBU). A instituição já havia comunicado, na semana passada, que dispõe de espaço físico e equipamentos necessários.
Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende (PSD); o vereador Evandro Galete (PSDB); o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Martins e presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Marília (SinHores), Sinval Gruppo.

Alonso pediu audiência com Vinholi após cobranças de empresários, na segunda-feira (25) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)
A ampliação deve ocorrer na ala que foi construída para o Hospital Oncológico, uma especialidade que tem recebido investimentos da instituição universitária.
Conforme mostrou o Marília Notícia, setores mais impactados pelo fechamento pressionavam o prefeito para a ampliação de leitos, visando a reclassificação do município no Plano São Paulo.
A agenda na Capital foi anunciada por Daniel na segunda-feira após reunião com empresários. Nesta terça, o avanço do pleito se confirmou.
“Nós avançamos, já tínhamos avançado com 30 novos leitos para a região (semana anterior), ontem com 10 e hoje com mais 10 leitos, para gestão da Prefeitura de Marília, para abaixar a ocupação na região”, disse Vinholi.
O secretário estadual disse ainda que, em conformidade com as autoridades sanitárias do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, haverá diálogo sobre a reclassificação no Plano São Paulo.
A região cobra uma reavaliação mais rápida, já que o Estado prevê, como data de nova avaliação, apenas o dia 5 de fevereiro. Nesse cenário Marília poderia completar três semanas na fase vermelha, com nível máximo de restrição das atividades econômicas.

HBU deve disponibilizar leitos em ala que foi construída para futura instalação de hospital oncológico (Foto: Divulgação)
“Saímos daqui comemorando, porque já tínhamos conquistado mais 30 leitos para a região, ontem mais 10 para o HC e agora 10 para o Hospital da Unimar. São 50 novos leitos em janeiro e com isso evidentemente poderemos avançar de fato. Essa é a expectativa de todos”, disse Alonso.
A assessoria de imprensa do HBU, que já oferta 20 leitos de UTI Covid pelo SUS, foi procurada pelo MN.
Em nota, a diretoria da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU “informa que até o momento não houve comunicação oficial por parte do Governo do Estado, em relação aos possíveis 10 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 no hospital. Assim que houver a confirmação da criação destes novos leitos, serão dadas as informações pertinentes ao caso”.
A Prefeitura não informou a previsão para que as novas instalações estejam em funcionamento.