Daniel nomeia namorado da filha para cargo em comissão
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) nomeou, para ocupar cargo de assessor de seu próprio gabinete, o artista plástico Jonathan Lopes Sprada, de 23 anos, namorado de uma de suas filhas. A publicação foi feita no Diário Oficial de Marília na última quarta-feira (20).
Sprada vai receber salário bruto de R$ 3.649,92, além de vale alimentação, por jornada de 40 horas semanais. No cargo comissionado ele estará subordinado diretamente ao prefeito.
O jovem foi nomeado pela primeira vez em fevereiro de 2017, início do governo. O primeiro cargo, aos 19 anos, foi como Coordenador de Planejamento Urbano, na pasta que funciona no 4º andar da Prefeitura.
A faixa salarial era a mesma da atual, classificada como C1 na tabela de vencimentos dos cargos comissionados.
Em abril de 2018, após ação que julgou irregular o preenchimento de vários cargos na administração, ele foi nomeado “Assessor de Planejamento Urbano”. Na prática, mudança apenas de nomenclatura.
Um ano depois, o rapaz deixou o Planejamento e foi nomeado Assessor de Gabinete na Secretaria da Cultura, onde permaneceu até o final do passado, quando foi exonerado, em rito administrativo de mera formalidade.
A nomeação dele foi publicada um dia após uma série de nomeações, a maioria de pessoas que já faziam parte do núcleo político de confiança do prefeito Daniel Alonso.
A reportagem do MN questionou a Diretoria de Comunicação da Prefeitura sobre o caso, mas foi informada que a administração não vai ser manifestar. Fontes ligadas ao prefeito dizem que a escolha não é ilegal, uma vez que Jonathan não é casado com a filha de Alonso.