Daniel implanta sistema para controlar gastos com combustível
Com objetivo de tornar mais transparente o processo de abastecimento dos veículos oficiais, a Prefeitura de Marília implantou há cerca de dois meses um sistema de controle de gastos com combustível através de cartões.
Com a nova metodologia todo o processo será feito de forma online a partir do próprio posto de combustível, sendo que somente os veículos “chipados” e os motoristas que estiverem cadastrados terão acesso ao abastecimento. A determinação foi do prefeito Daniel Alonso (PSDB).
De acordo com o chefe do executivo, desde que assumiu o mandato em janeiro do ano passado, os gastos com combustível eram uma grande preocupação.
“Desde o começo da gestão tínhamos essa preocupação, pesquisamos e vimos que a melhor solução era contratar uma empresa que gerenciasse toda essa estrutura delicada”, disse Daniel Alonso.
O primeiro passo para implantar esse novo sistema foi fazer uma licitação para contratar uma administradora de cartões.
“Depois que a empresa assumiu, cada veículo já passou a ter o seu cartão e um chip de abastecimento com um controle rigoroso de acordo com a média de consumo e a quilometragem rodada. Alguns postos de Marília já estão credenciados para fazer o abastecimento, fora da cidade também temos postos cadastrados”, disse o chefe de gabinete Marcio Augusto Spósito.
Como funciona
O sistema funciona da seguinte forma: no ato, o motorista informa através do uso do cartão, o seu registro, a sua senha pessoal, e a quilometragem atual do veículo. Tudo é transmitido em tempo real para o sistema de compras.
Cada veículo foi “chipado” e passou a ter um cartão no qual não pode ser transferido, ou seja, o posto só abastece no carro que pertence à Prefeitura de Marília.
O prefeito Daniel Alonso lembra que, através dos dados registrados, será possível gerar relatórios que analisarão o consumo e gastos mensais dos referidos veículos, com um acompanhamento das necessidades da frota.
Como o processo é novo, ainda poderá passar por ajustes. “O importante é que agora vamos garantir um maior controle do combustível, com praticidade, transparência e economia junto aos cofres públicos”, salienta Daniel Alonso.