Daniel ignora Doria e amplia abertura a partir de segunda
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) sancionou, na tarde desta sexta-feira (24) a lei municipal que acelera a reabertura de atividades comerciais na cidade, no chamado “Plano Marília”. A partir de segunda-feira (27) o comércio passa a funcionar por seis horas – das 10h às 16h. Restaurantes, bares e salões de beleza poderão reabrir.
As academias de ginástica também terão autorização para funcionar, já que, segundo o chefe do Executivo, a primeira semana para transição começou a ser contada já no dia da aprovação do projeto pela Câmara Municipal, na última segunda-feira (20).
O texto elaborado pelo Poder Executivo foi aprovado pelos vereadores sem emendas. Tentativas de ampliar ainda mais as permissões surgiram por iniciativa de alguns vereadores, contemplando igrejas e clubes recreativos, mas não foram aprovadas.
O prefeito Daniel mudou a estratégia e não atacou a classificação do Plano SP. Também não fez comparações com indicadores de outras cidades, como nas semanas anteriores.
“A boa classificação no Plano São Paulo é que nos permitiu sancionar esse projeto lei, para que algumas atividades possam ser flexibilizadas. Não se trata de rebeldia, mas de adequações do plano à nossa realidade”, argumentou.
O prefeito afirmou que a Direção Regional de Saúde de Marília (DRS-IX), que tem abrangência de 62 municípios, teve pontuação favorável em quatro dos cinco critérios para progressão.
Em ocupação de leitos e leitos por 100 mil habitantes, a pontuação se enquadra na fase “verde” do Plano SP. Em relação a variação de casos e de variação de internações, a região se situa na fase “amarela”.
Já em relação a óbitos, a classificação regional seria na vermelha. A região acabou sendo classificada, englobando todos os critérios, na fase laranja.
Segundo Daniel, surtos em alguns municípios teriam sido determinantes, como por exemplo a morte de nove idosos em um asilo de Tupã (75 quilômetros de Marília).
Já em Marília, nos últimos 15 dias, não houve mortes por Covid-19.
O projeto
O comércio terá funcionamento ampliado para seis horas a partir desta segunda-feira (27). Poderão ser autorizados os atendimentos ao público em salões de beleza e serviços de estética, o que estava vedado até o momento.
O atendimento terá que ser feito com hora marcada e não poderá ter espera no local. Também conforme o plano municipal, os pesqueiros serão autorizados a voltar com suas atividades.
Serão permitidas também a reabertura do atendimento na área de alimentação dos shoppings e autorizadas academias, centros de ginásticas e clubes esportivos, respeitando as regras de higienização e contingenciamento.