Daniel e Damasceno reativam o Conselho Municipal da Juventude
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos reativou oficialmente no último dia 19 o Conselho Municipal da Juventude (Conjuv), legitimado através da Lei 8744 de 9 de novembro de 2021. A solenidade ocorreu no auditório do gabinete da Prefeitura e contou com a presença de diversas autoridades, representantes de classe.
O Conselho Municipal da Juventude, que estava inativo há sete anos e teve a reativação com o incentivo do prefeito Daniel Alonso (PSDB) e do secretário de Direitos Humanos Delegado Wilson Damasceno.
A comissão é formada por nove jovens da sociedade civil, de faixa etária entre 16 a 29 anos, eleitos através de voto aberto, que se interessam por políticas públicas voltadas à juventude, e dez integrantes do Poder Público indicados por suas secretarias.
Os integrantes da sociedade civil nomeados através da publicação da portaria 40475 são: Beatriz Lima do Centro Acadêmico; Gustavo Alves da entidade ligada ao trabalho, emprego e geração de renda; Enzo Braga de Oliveira representando a entidade religiosa; Bruno Gazzola ligado à entidade vinculada à pessoa com deficiência; Daniel Lucas dos Santos ligado à área étnico-racial; Isis Martins de Moraes representando o movimento feminista; Juan R. S. Orellana, Marcos Mesquita Serva Spressão e Caio Henrique da Silva Oliveira das organizações e grupos de pesquisas vinculados à juventude.
E representando o Poder Público foram indicados os servidores: Luciana dos Santos Ferreira da Secretaria de Direitos Humanos; Johnny César de Souza Pereira e como suplente Jefferson Emídio da Silva da Secretaria da Cultura; Aline Novaes Conceição da Educação; Willian de Oliveira Lucas de Esporte, Lazer e Juventude; Aristeu Fernandes dos Reis do Meio Ambiente e Limpeza Pública; Patrícia Helena Coelho Tonini e como suplente Luciana Caluz Carvalho Pereira da Saúde; Ana Luiza Peixoto Xavier dos Santos e como suplente Eric Barbosa Borges de Assistência de Desenvolvimento Social.
A mesa diretora do Conjuv foi definida com o estudante de medicina Marcos Mesquita Spressão como presidente, Enzo Braga de Oliveira como vice-presidente, 1º secretário Caio Henrique da Silva Oliveira e 2º secretária Isis Martins de Moraes.
Damasceno deu as boas-vindas aos membros do Conselho da Juventude, enalteceu a importância da representatividade para os jovens da cidade e pediu para que cada um dos membros estejam engajados nessa missão em prol da juventude.
André Gomes, secretário da Cultura, parabenizou os membros e elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos, enfatizando a importância do Conselho para a realização de políticas públicas voltadas à juventude nas mais diversas áreas, como saúde, educação, esporte, cultura etc. “A juventude é protagonista do desenvolvimento histórico brasileiro”, lembrou.
“Através da luta dos Conselhos e outras organizações sociais conseguimos concretizar inúmeros projetos para nosso município”, disse o vice-prefeito Cícero do Ceasa, que já foi membro do Conselho da Criança e da Assistência, destacando a importância dos Conselhos Municipais em objetivar a criação de políticas públicas.
O prefeito Daniel Alonso destacou a notoriedade da posse dos Conselheiros Municipais da Juventude. “Que vocês possam ter liberdade e autonomia em debater ideias e sugestões para que o Poder Público possa elaborar as diretrizes em promover políticas públicas que venham de encontro com os anseios da nossa juventude.”
O chefe do Executivo ainda exaltou a empatia que o secretário de Direitos Humanos tem para com a população mais fragilizada, sempre idealizando projetos sociais.
O presidente do Conselho da Juventude Marcos Spressão explicou que a vontade de reativar o Conselho veio do contato de alguns dos atuais membros do Conselho Municipal com integrantes do Conselho Estadual da Juventude. Com isso, resgataram antigos documentos e com a ajuda da Secretaria de Direitos Humanos puderam solicitar um projeto de lei para reestruturar e modernizar o Conselho Municipal da Juventude baseando-se no Conselho Estadual.