MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 09 jun. 2020

Daniel e André Gomes recorrem após serem condenados

por Carlos Rodrigues

Prefeito Daniel Alonso (esquerda) em evento público com o secretário da Cultura André Gomes – (Foto: Divulgação)

Para tentar reverter condenação de improbidade administrativa, por suposta compra fracionada – driblando licitação – na Secretaria Municipal da Cultura, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) apresentou recurso do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O secretário titular da pasta, André Gomes (PCdoB) também foi condenado, em decisão de primeira instância. O juiz absolveu o responsável por uma empresa de locação de som, envolvido no processo.

Segundo o Ministério Público de Marília, houve dispensa de licitação e contratação direta, por parte da Prefeitura de Marília, para uma despesa fracionada que somou R$ 16.850,00.

Nessa ação a Promotoria responsabilizou Alonso, o secretário André e o empresário Vilson dos Santos Demarchi por supostos danos causados ao erário, já que o valor total das locações, na época, exigiria a realização de licitação.

Os equipamentos foram alugados para eventos como Feira Noturna, Festa Junina do Bairro Figueirinha e Arraiá de Nove de Julho, todos no período de maio a dezembro de 2017.

No recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo, a defesa do prefeito alegou que a sentença do juiz Walmir Idalêncio Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública de Marília, ignorou os termos das defesas apresentadas.

A defesa aponta que o magistrado decidiu pela antecipação do julgamento, sem abrir prazo para os réus indicarem provas que pretendiam produzir, após réplica do Ministério Público.

“A ausência de realização de perícia técnica e audiência para produção de prova oral trouxe graves prejuízos ao feito, impossibilitando a real compreensão dos atos administrativos”, apontou a defesa de Alonso.

A defesa alegou ainda que os secretários municipais são ordenadores de despesa, responsáveis pela realização de licitações e outros procedimentos, para atender as necessidades das pastas. Portanto, o prefeito não deveria ser réu na ação.

Daniel e André já sofreram outras duas condenações – em primeira instância – pelo mesmo motivo. No outro caso, o objeto foi a contratação de empresa de segurança em eventos culturais.

Mas esse tipo de situação, considerada irregular pelo Ministério Público, não é novidade na Cultura. Em novembro do ano passado o ex-prefeito e atual deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) e sua secretária Taís Monteiro também foram condenados em primeira instância, pelo mesmo juiz, por improbidade em um caso parecido.

No caso do ex-prefeito, o fracionamento das dispensas de licitação, porém, envolveram serviços de palco e iluminação cênica.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 2
    Professor é preso por furto de motocicletas na zona norte após reincidência
  • 3
    Moto furtada é localizada na casa da mãe do investigado pelo crime, durante ação da PM
  • 4
    Casal é preso em flagrante por maus-tratos a duas crianças em Assis

Escolhas do editor

POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
SÉRIE A3
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do PaulistaMAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista

Últimas notícias

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Amapon inaugura nova sede com 18 leitos e terapias integrativas em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie