Prefeito inaugura USF América e fala em foco na produtividade
O prefeito Daniel Alonso, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, entregou na manhã desta sexta-feira (5), as novas instalações da Unidade Saúde da Família (USF) América IV, na zona Oeste. De forma rápida e objetiva, sem gastos desnecessários, solenidade com homenagens marcou o ato inaugural.
A nova estrutura, localizada na rua Odair Vidoto Manzon, 44, transfere a equipe de saúde de um imóvel alugado na rua Arnaldo Silva, no mesmo bairro. São 417 m² de área construída, com planta estrutural e de arquitetura padronizadas pelo Ministério da Saúde.
A unidade conta com consultórios médico, ginecológico e odontológico; salas específicas para vacina, observação, inalação, curativos e atividades coletivas. Tem ainda uma ampla sala de espera e recepção. O investimento foi de R$ 1 milhão.
Em setembro do ano passado, na divulgação do resultado no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, a USF América IV se destacou e obteve o resultado “ótimo”, contribuindo para elevar a média do município.
O prefeito Daniel Alonso parabenizou a equipe e destacou a qualidade e a austeridade.
“Sem fogos de artifício, sem megafesta e gastança, estamos fazendo as coisas acontecerem. São pequenas conquistas todos os dias, que vão se somando para termos uma cidade melhor. Nosso objetivo é entregar serviços públicos e uma cidade melhor para a população”, disse o chefe do Executivo.
Mustafá agradeceu a confiança do prefeito Daniel, que tem se empenhado em atender os secretários nas reivindicações e soluções dos problemas. A inauguração da unidade acontece um dia após a entrega de três ambulâncias e uma van. “Não tem nada que eu peça para o prefeito que ele negue. Temos conquistado muito nessa gestão”, disse.
Para o vereador Cícero do Ceasa, a cidade já é outra. “Marília está reescrevendo sua história, numa época de transparência, de foco no que é mais importante, o que é prioridade. Somos parceiros e apoiamos o prefeito Daniel”, disse o vice-presidente do Legislativo.
Homenagem
A USF América IV “Vanilda de Souza Rocha”, denominada em lei municipal, é uma homenagem à agente comunitária de saúde que fez parte da equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) Bandeirantes, localizada na mesma região da qual foi desmembrada.
As irmãs Ana Leite, Benilda e Josefina de Souza Rocha representaram toda a família e receberam a placa de homenagem à agente comunitária de saúde que contribuiu para a consolidação das ações de saúde no território, estabelecendo vínculos e criando pontes para que médicos, dentistas e enfermeiros pudessem fazer seu trabalho com mais proximidade à população.
Emenda Parlamentar
A construção da USF América IV é resultado de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio de emenda parlamentar do então deputado estadual, médico e pastor evangélico Carlos Bezerra Júnior.
Gestão soma nove unidades
Nos próximos 12 meses, a previsão é que chegue a nove o total de unidades de saúde entregues (reformas completas ou novas construções) na gestão do prefeito Daniel Alonso.
Já foram entregues a USF Santa Paula/Marajó (zona sul), USF Liliana Gonzaga/Santa Antonieta II (norte) e USF América IV (oeste). Os três prédios eram obras paralisadas na gestão anterior.
A UBS Santa Antonieta foi reformada e devolvida ao tradicional endereço. A UBS Cascata será transferida em breve para um novo prédio, próximo à avenida Vicente Ferreira. A Prefeitura realiza ainda obra de reforço estrutural da UBS São Miguel, além de ter concluído a reforma da UBS Costa e Silva, iniciada em 2016.
Nos próximos meses entrará em funcionamento a USF Vida Nova Maracá (já construída) e serão concluídas a USF Maracá Porte III e USF Palmital, na zona norte da cidade.
Além disso, a Prefeitura investe na manutenção das unidades, com pinturas e melhorias na Fazenda do Estado, Vila Nova, Padre Nóbrega, entre outras.