MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 22 dez. 2025
IPVA ZERO

Dani Alonso e Capitão Augusto aprovam isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas

Mais de 4,3 milhões de veículos devem ser beneficiados em todo o Estado de São Paulo.
por Marília Notícia
Deputado federal Capitão Augusto, governador Tarcísio de Freitas e deputada estadual Dani Alonso (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Dani Alonso (PL), com apoio do deputado federal Capitão Augusto (PL), votou na última quarta-feira (17) pela aprovação do projeto de lei que libera motos, motonetas e ciclomotores de até 180 cilindradas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de 2026.

Segundo o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), autor da proposta, cerca de 80% da frota com duas rodas deve ser alcançada pela isenção. Em Marília, isso representa algo em torno de 42 mil veículos e, em todo o Estado de São Paulo, aproximadamente 4,3 milhões serão beneficiados.

“Votei sim e aprovamos o projeto que garante IPVA zero para motos de até 180 cilindradas, porque sei que por trás de cada motociclista existe uma família que depende desse trabalho para viver”, afirmou a deputada estadual.

“São ubers, entregadores de delivery, trabalhadores autônomos e profissionais que enfrentam o Sol, a chuva, o trânsito e os perigos das ruas todos os dias para levar sustento para casa e servir as pessoas em suas residências, comércios e apartamentos”, completou Dani Alonso.

Para Capitão Augusto, na prática, a medida vai levar alívio ao orçamento familiar, além de respeito ao trabalhador e justiça “para quem movimenta a economia com esforço e coragem”. “Política pública de verdade é aquela que chega na ponta e melhora a vida de quem mais precisa”, apontou o deputado federal.

O posicionamento dos deputados é parecido com o do autor do projeto de lei, governador Tarcísio de Freitas. “Estamos promovendo um alívio real no orçamento de milhões de famílias paulistas. A moto é, para muitos trabalhadores, uma ferramenta de sustento e de mobilidade”, declarou o chefe do Executivo Paulista.

“Com esse projeto que pode isentar até 80% da frota do IPVA” continuou o governador, “o Estado reconhece essa realidade e atua com responsabilidade social e fiscal. Fica meu agradecimento aos parlamentares pela sensibilidade e aprovação deste projeto”, agradeceu Tarcísio.

O texto altera a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta o IPVA no Estado. Com a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto agora segue para a sanção do governador. O projeto considera o papel social e econômico das motocicletas no Estado e foi planejado com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
  • 2
    Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
  • 3
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 4
    Atendente de telemarketing tenta falar com irmão preso e acaba detido na CPJ

Escolhas do editor

MOBILIDADE URBANA
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinidoFalta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
TRANSTORNO URBANO
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradoresEntre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
FISCALIZAÇÃO
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em MaríliaOperação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
JUSTIÇA FEDERAL
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSSJustiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS

Últimas notícias

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília
Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia
Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos
Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie