Daem pode reajustar tarifa em 7,1% nos próximos meses
O diretor-executivo do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília), José Carlos de Souza Bastos, o “Beca”, deve apresentar ao Conselho Deliberativo da autarquia a proposta de reajuste da tarifa de água e esgoto, referente ao IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que em 2016 foi de 7,1%.
A informação foi dada por Beca ao Marília Notícia na manhã desta segunda-feira (8). De acordo com ele, há quatro anos não é feito reajuste algum, o que teria defasado o valor cobrado.
Os membros do conselho estão convocados para reunião ordinária, que segundo Beca não acontece desde 2014. O encontro será na próxima segunda-feira (15) e outros assuntos também serão tratados.
“Desde o último reajuste, só a energia subiu mais de 30%, os salários subiram acompanhando a inflação, o combustível encareceu, o preço de tudo subiu, menos a tarifa do Daem, que ficou sem reajuste”, comenta Beca.
De acordo com ele, se fosse colocada a proposta de reajustar o equivalente ao período que ficou sem readequação do valor cobrado, o impacto social seria muito grande.
“Então vamos levar em consideração o valor do ano passado, apenas, mas a fixação do percentual depende da decisão do Conselho para aprovação”, fala o diretor-executivo. “A partir de quando o novo valor passará a valer também vai depender da reunião”.
O Daem é gerido pelo diretor-executivo junto com os conselhos deliberativo e fiscal. A reunião acontece às 14h nas dependências do DAEM, situado na rua São Luís, nº 359.
Estão em pauta também a eleição do vice-presidente do Conselho Deliberativo; alteração do regimento interno do Conselho Deliberativo; e apreciação e aprovação dos balancetes do exercício de 2017.
O IGP-M foi concebido no final dos anos de 1940 para ser uma medida abrangente do movimento de preços. Entendia-se por abrangente um índice que englobasse não apenas diferentes atividades como também etapas distintas do processo produtivo.
Construído dessa forma, o IGP-M poderia ser usado como deflator do índice de evolução dos negócios, daí resultando um indicador mensal do nível de atividade econômica.
O IGP-M é a média aritmética ponderada de três outros índices de preços. São eles: IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), IPC (Índice de Preços ao Consumidor), INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).