Daem adota remanejamento para amenizar falta de água na zona leste de Marília
Nota distribuída à imprensa pelo Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) informa que o abastecimento da autarquia enfrenta a falta de água no sistema de produção da represa Cascata devido ao período de estiagem.
“A represa está com baixo volume de água, reduzindo drasticamente a capacidade de captação. Paralelo a esta condição, a represa do Água do Norte também apresenta um volume reduzido que impossibilita de ser utilizada. Diante das atuais circunstâncias e condições, juntamente com o clima quente e seco, onde ocorre o aumento no consumo de água, a situação se agravou ocasionando a falta de água em diversas regiões da zona leste”, explica.
No texto, o departamento informa que estabeleceu nova rotina de operação do sistema de abastecimento, a fim de minimizar o problema na zona leste, por meio de remanejamentos de água de outras regiões da cidade.
Um enorme vazamento foi identificado pelas equipes do Daem nesta quarta-feira (4), o qual pode ter contribuído para a falta de água que atingiu bairros da zona leste da cidade. O reparo no local já foi concluído, mas a estiagem e o aumento do consumo de água, devido ao forte calor, contribuem para a demora na normalização do abastecimento em Marília.
A equipe do Daem esclarece que identificou a vazão na avenida das Esmeraldas, o que estaria contribuindo para o desabastecimento, por exemplo, no Jardim Esmeralda e Tropical. “A previsão de normalização depende diretamente da incidência de chuvas representativas para recarga dos mananciais superficiais da represa Cascata e da represa Água do Norte.”
Neste período de estiagem, a autarquia solicita a todos os usuários que consumam água de modo racional, evitando quaisquer desperdícios.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!