CVV Marília tem mais de 200 voluntários cadastrados
A unidade do Centro de Valorização da Vida de Marília – o serviço que oferece apoio emocional contra o suicídio – já conta com mais de 200 voluntários cadastrados e na semana que vem começa o primeiro curso de capacitação, inicialmente com duas turmas de 60 e 40 alunos.
No total serão 30 horas entre 16 de julho e 27 de agosto, sempre nas terças-feiras, das 18h30 às 22h30 em local ainda a ser definido.
O treinamento será dado na Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Devisate e a previsão é de que as primeiras equipes passem a atuar junto com a campanha Setembro Amarelo.
A sala de atendimento do Núcleo de Apoio a Vida de Marília (Navimar) será na Rodoviária de Marília.
Em maio a Câmara de Marília recebeu uma reunião pública de apresentação do Centro de Valorização da Vida (CVV).
A supervisora de ensino Maria José Gonçalves auxilia na implantação do serviço em Marília, depois de já ter feito o mesmo na cidade de Lins (distante 72 quilômetros) há dois anos.
Ela lembra que em 2016 a Fundação Seade colocou a região de Marília entre aquelas com maior quantidade de mortes “por lesões autoprovocadas intencionalmente” no Estado de São Paulo.
Infográficos
A reportagem do Marília Notícia utilizou dados do Ministério da Saúde (até 2016) e informações da Secretaria de Saúde do Município e Secretaria de Segurança Pública do Estado (2017 e 2018) para produzir um infográfico com a quantidade de suicídios na cidade por ano nos últimos 20 anos.
O cruzamento dessas informações com a estimativa e a contagem populacional no município feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revela o índice de casos a cada 100 mil habitantes.