Ciências Agrárias da Unimar realizam a 33ª Secam
A 33ª edição da Semana de Ciências Agrárias (Secam) da Universidade de Marília (Unimar) será realizada de 18 a 22 de outubro. O evento acadêmico retorna para a modalidade presencial, com o objetivo de oferecer a melhor experiência e integração com os palestrantes que vão falar sobre as inovações do mercado e a atuação profissional, com cursos voltados para acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.
O coordenador da Secam e docente do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Marcílio Félix, destaca a felicidade em poder retomar as atividades acadêmicas de forma presencial.
“Participo da Secam desde a primeira edição e, no último ano – por causa da pandemia -, transformamos nossa semana acadêmica. Uma das principais características da Secam é que sempre tivemos muitos eventos, mas em função da pandemia e dos cuidados necessários, vamos voltar apenas com a parte científica, que são os cursos. Apesar disso, é uma felicidade retomar e poder trazer mais conhecimento aos acadêmicos”, destaca Félix.
Ainda segundo o coordenador, a Semana trará aos acadêmicos workshops com temas inovadores, com o objetivo de prepará-los, ainda mais, para o mercado. “Teremos cursos intensivistas de pequenos animais com abordagem para atendimento de urgência e emergência, curso que envolverá diagnóstico por imagem, laboratorial e dermatológico, além do workshop de cirurgia em grandes animais. São cursos com profissionais renomados e atuantes no mercado. Mais uma vez, ressalto este diferencial de ser presencial, porque estaremos colocando o palestrante diretamente com os alunos, importante para network que abre portas para estágios e novos empregos. O forte da Secam é que nos preocupamos para trazer o que há de melhor e mais moderno para os mercados futuros”, completa.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, a retomada é um passo importante, principalmente para a formação acadêmica. “Chegamos a 33 anos ininterruptos de Secam e, agora, retomando à modalidade presencial, atendendo o principal objetivo que é complementar a formação dos nossos acadêmicos. Sempre buscamos trazer temas atuais, com palestrantes renomados nas suas respectivas áreas e contemplando a atuação dos alunos e dos profissionais que estejam inseridos em nossos cursos. É um momento importante, de retomada neste ano presencial, mas mantendo os requisitos sanitários daqueles que estiverem participando conosco. Quero cumprimentar o Marcílio pela coordenação de mais este evento, bem como os professores e alunos envolvidos e, também, a todos os participantes que buscam a atualização”, destaca.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, a 33ª Secam vai ofertar aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica atividades que o colocam diretamente com o que há de mais atual no mercado de trabalho, com palestras e minicursos. “Depois de 2020, onde a 32ª Secam foi realizada de forma remota, a 33ª vai ser realizada de forma presencial. No curso de Engenharia Agronômica, serão ministradas 12 palestras no período integral e noturno. Serão abordados temas atuais do Agronegócio com palestrantes renomados e também virão palestrantes de três grandes multinacionais para abordarem sobre o mercado de trabalho para o Agrônomo e Agrônoma”, finaliza.