Cultura e Assistência Social promovem exposição “Lixo vira arte”
A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Cultura e da Assistência e Desenvolvimento Social, está com a exposição “Lixo vira arte” até o dia 30 de junho no Marília Shopping. As obras que compõem a exposição são do oficineiro Marcelo Mattos, do Centro POP (Centro de Referência Especializado em População de Rua).
As obras são compostas a partir de lixo reciclado, tais como papelão, jornal, faixas de rua reutilizadas, cola caseira e tintas. “Este é o papel da secretaria, resgatar estes moradores de rua e dar a eles a oportunidade da reinserção no convívio com a população e consequentemente no mercado de trabalho. Essas obras mesmo, após muita dedicação e trabalho, transformam-se em belíssimas obras de arte”, disse Wania Lombardi, secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social.
O Centro POP, em parceria com o Centro Comunitário São Judas Tadeu, ministra oficinas às pessoas em situação de rua e a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, objetivando a socialização de seus integrantes, trabalhando assim sua autoestima através do fazer artístico. “Nosso papel como gestor é este, dar oportunidade a quem tem talento”, disse Daniel Alonso, prefeito de Marília.
Para Heli Queiroz, coordenador de marketing do Marília Shopping, o centro de compras busca fomentar a produção artística, dando a oportunidade aos artistas de expor seus trabalhos. “Para o Marília Shopping é um grande prazer mostrar o potencial de quem enxerga nos materiais de descarte que, se trabalhados com carinho e dedicação, transformam-se em belas obras. Parabenizamos os responsáveis pelas oficinas e por nos presentear com novos e talentosos artistas, valorizando ainda mais nossa cultura”, destaca.
Com entrada franca, a exposição “Lixo vira arte” permanece no Marília Shopping até o dia 30 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 13h às 19h.