Cultura desenvolve projeto musical inclusivo em Marília
A Secretaria Municipal da Cultura de Marília desenvolve um importante projeto musical inclusivo indicado para pessoas com deficiências visuais e idosos, oferecendo aulas de canto e coral, violão e guitarra, teclado, percussão e bateria. A iniciativa atende pessoas de 13 a 80 anos.
As aulas, com coordenação do maestro Otávio Caprioli, tiveram início há alguns meses com alunos da Melhor Idade do Projeto Teatro da Cidade. Desta turma nasceu o grupo de coral ‘Avós que Encantam’, com 12 integrantes e ensaios realizados na Casa de Cultura, localizada na avenida Santo Antônio, n.º 136.
Na sequência, após iniciativa da professora Maria Rosa Delmasso Rodrigues em procurar a Secretaria Municipal da Cultura de Marília, o projeto de musicalização se estendeu à Adevimari, a Associação dos Deficientes Visuais de Marília. Assim, o maestro Otávio passou a dar aulas também aos grupos da associação, na sede da Adevimari, que fica no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245 (piso superior).
“Temos um grupo cujo objetivo é a troca de experiências entre mulheres com deficiência visual, para fortalecimento, aceitação e superação da deficiência. Essas pessoas queriam muito aprender a cantar ou tocar um instrumento, então procurei a Secretaria Municipal da Cultura de Marília, conversamos com o secretário municipal André Gomes, que prontamente nos atendeu”, contextualizou Maria Rosa.
O grupo de musicalização de pessoas com deficiências visuais somam também 12 integrantes, com possibilidades de aumentar a turma. “Todos têm um sonho, estamos provando com o desenvolvimento deste projeto, que sonhos se realizam, que tudo é possível”, concluiu Maria Rosa.
Atualmente, os grupos se juntam para apresentações abertas à comunidade e já contam com agendas em locais como escolas municipais, centros comunitários, entre outros. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato pelos telefones (14) 3432-2111 e (14) 98106-9243.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!