Cultura abre inscrições para o projeto Teatro da Cidade na segunda
A Secretaria Municipal da Cultura de Marília abre nesta segunda-feira (6) as inscrições para o curso livre de prática teatral do Projeto Teatro da Cidade. O período de matrícula vai até as 17h do dia 17 de fevereiro para interessados com mais de seis anos de idade.
Através das aulas e orientações de formação teatral e artística, os participantes terão contato com as ferramentas básicas do trabalho do ator, visando à apropriação do fazer teatral através do processo de criação coletiva.
As 180 vagas ofertadas pelo projeto serão divididas em seis turmas: infantil I, infantil II, pré-juvenil, jovem, adulto e melhor idade com até 30 vagas cada.
As 30 vagas de cada turma serão preenchidas pelo critério de ordem cronológica de finalização da inscrição (data/hora) que será realizada exclusivamente via formulário eletrônico do Google Forms, através do link [clique aqui].
Nas turmas em que as inscrições excederem o número de vagas será formada uma lista de espera. Os excedentes serão chamados para matrícula havendo desistência de aluno da respectiva turma em que se inscreveu.
De acordo com o coordenador Márcio Martins, “o projeto oferece a oportunidade de uma vivência teatral através de exercícios e jogos teatrais relacionados à expressão corporal, exercícios de desinibição e de consciência corporal e ao movimento espacial. Além disso, o curso se propõe a trabalhar o desenvolvimento da autoestima, da comunicação – seja ela verbal ou não-verbal, a exploração dos sentidos, a relação consigo e com o próximo.”
Um dos destaques da Secretaria da Cultura, o projeto Teatro da Cidade atende mais um item do plano de governo do prefeito Daniel Alonso (sem partido), que tem o objetivo de contribuir na formação cultural social das crianças e jovens.
“Todo gerenciamento do projeto Teatro da Cidade é realizado com recursos próprios, apoiar projetos que estimulam o senso de cidadania e o protagonismo jovem, é uma forma de afirmar nosso compromisso com o desenvolvimento social e humano, da produção coletiva do conhecimento da arte e cultura”, afirma o secretário da Cultura, André Gomes.
AULAS
As aulas serão ministradas de março a dezembro pelos atores Márcio Martins, Calu Monteiro e Letícia Rodrigues, além das arte-educadoras Gabriele Chicilia, Lívia Neves, Mariana Pavanello e a monitora Kathleen Almeida.
A aula inaugural do ano de 2023 para os alunos selecionados é aberta ao público e será no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, no dia 1° de março, às 20h. Neste dia também serão repassadas informações sobre o funcionamento do projeto e seus objetivos.
Após as primeiras aulas que ocorrerão no Teatro Municipal, o projeto segue com as aulas na Casa de Cultura de Marília (avenida Santo Antônio, 136), conforme calendário abaixo:
- Turma Infantil I (seis a dez anos) – sábado – 9h às 12h;
- Turma Infantil II (10 a 12 anos) – sábado – 14h às 17h;
- Turma Pré-Juvenil (12 a 15 anos) – segundas-feiras – 18h30 às 21h30;
- Turma Jovem (15 a 18 anos) – terças-feiras – 18h30 às 21h30;
- Turma Adulta (18 a 50 anos) – quartas-feiras – 18h30 às 21h30;
- Turma Melhor Idade (50 anos acima) – quartas-feiras – 9h às 12h.
INFORMAÇÕES
Para mais informações, basta entrar em contato com a Casa de Cultura de Marília via WhatsApp ou telefone pelo (14) 3434-1889 [clique aqui para iniciar uma conversa], de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.