MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 08 ago. 2022

Cuidadoras voltam a reclamar de atraso no salário

por Michele Correia

As cuidadoras terceirizadas, responsáveis pelo cuidado das crianças especiais na rede municipal de ensino, voltaram a reclamar de atrasos nos salários por parte do Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e à Inclusão Social (Iape) – com sede em São Paulo -, que contrata as funcionárias.

De acordo com uma das cuidadoras, que prefere não ter o nome divulgado por temer represálias, durante um curso de capacitação realizado em julho, representantes da empresa teriam garantido que os problemas com atraso dos pagamentos e recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seriam sanados. Contudo, os vencimentos do mês passado, que deveriam ter sido pagos na última sexta-feira (5), ainda não caíram na conta das funcionárias.

A desculpa teria sido a mesma dos meses anteriores: problemas com o banco. “Ligamos hoje [segunda-feira] para saber e disseram que cai à tarde, mas quando chega na hora alegam de novo o mesmo problema com o banco. E o funcionário do banco já disse para nós que não há nenhum problema por lá. É sempre a mesma desculpa que eles usam. No treinamento, descobrimos inclusive que tem muita gente trabalhando sem registro. Nós só continuamos trabalhando por causa das crianças, que não têm culpa de nada”, conta a denunciante.

O Iape é responsável pela contratação das cuidadoras da rede municipal desde março de 2021. No mês passado, o Marília Notícia já havia repercutido a insatisfação das funcionárias com a empresa.

O MN voltou a procurar o Iape e a Prefeitura de Marília para comentar o caso. Em nota, a Prefeitura de Marília informou que a empresa Iape mantém contrato com a Secretaria Municipal da Educação para prestação de serviços de apoio aos alunos com deficiência, que acarrete necessidades educacionais especiais, quanto ao acesso ao espaço físico, aspectos atitudinais e curriculares, em caráter permanente ou temporário destinados a diversas Unidades Escolares da Secretaria Municipal da Educação, desde 5 de março de 2021.

 

Sobre a informação de atraso nos pagamentos e de falta de registro em Carteira de Trabalho, foi realizada reunião com a empresa Iape, no dia 5 de agosto de 2022, a fim de que sejam solucionadas referidas questões.

Nesta segunda-feira (8), segundo a Prefeitura de Marília, a empresa Iape informou aos cuidadores que o pagamento está sendo processado pelo Banco do Brasil, mas que está com alguns problemas de congestionamento de dados, e deve aparecer os créditos amanhã (terça-feira) com data de hoje (segunda-feira).

A empresa também foi notificada pela Prefeitura de Marília para que regularize a situação quanto ao atraso no pagamento de salários de seus funcionários imediatamente, bem como para que no prazo máximo de 15 dias, regularize eventual situação de trabalhadores sem registro em CTPS, sob as penas da lei.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 2
    Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
  • 3
    Médico é assaltado e ameaçado com faca após saque no Centro de Marília
  • 4
    Ex-tesoureira de Câmara da região é condenada por desviar quase R$ 100 mil para apostas

Escolhas do editor

ESQUEMA
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízosCriminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos
EDUCAÇÃO
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolarMarília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
Marília reduz número de alunos, mas amplia inclusão escolar
MORADIA
CAP entrega nova etapa do Alameda Lima Residence com 96 apartamentosCAP entrega nova etapa do Alameda Lima Residence com 96 apartamentos
CAP entrega nova etapa do Alameda Lima Residence com 96 apartamentos
CORRIDA CONTRA O CRIME
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em MaríliaVídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília

Últimas notícias

Deputados destacam obra de R$ 5 milhões em estrada após 30 anos
Atleta de Marília conquista título Sub-18 em etapa da Liga do Enxadrista
Polícia Civil prende tenente-coronel da PM indiciado por feminicídio
Criminosos se escondem em loja, agem após fechamento e deixam prejuízos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie