CRH aprova novo projeto da Biblioteca Municipal

Reunião na nova sede da Biblioteca (Foto: Divulgação)
Na tarde da última quinta-feira (18), membros da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal estiveram reunidos com o Secretário da Cultura André Gomes e a Coordenadora da Biblioteca Municipal Rosane Fagotti Voss, em sua nova sede.
Na ocasião, o Secretário fez uma explanação do projeto global, que envolve as mudanças (física e conceitual) da Biblioteca, bem como o destino do antigo prédio, que agora irá abrigar um grande complexo cultural.
Entre os presentes, o vereador e presidente da Comissão, Cícero da Silva, destacou a importância da preservação da memória que representa o prédio da Avenida Sampaio Vidal.
Durante a reunião, além de aprovar as mudanças, as instituições firmaram compromisso de lutar pelo tombamento do prédio e pela restauração da plataforma da antiga Estação Ferroviária como meio de preservar o patrimônio histórico da cidade de Marília.
Para o secretário André Gomes essa reunião foi fundamental para esclarecer os membros da Comissão de Registros Históricos sobre as mudanças propostas.
“Havia por parte da comissão uma preocupação com a valorização da memória presente no histórico prédio da Sampaio Vidal que poderia ser perdida com essa mudança. Pudemos então assegurar a eles que a memória será preservada, já que o prédio mantém intacto as suas características arquitetônicas e ainda vai abrigar uma instituição que é especializada na manutenção da memória que é o Museu Histórico e Pedagógico”, destacou André.
Segundo a Prefeitura, a economia de aluguel é de 2 mil reais por mês (atualmente é gasto 11 mil reais com o aluguel dos prédios) e o dinheiro economizado nessa mudança deve ser investido na compra de livros e acervo para os espaços de cultura.