MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 10 jun. 2022

Cresce busca por leito pediátrico e ala tem desfalque em Marília

por Alcyr Netto

Ocupação de leitos pediátricos de enfermaria no HMI é de 150% (Foto: Arquivo/MN)

A chegada do tempo mais frio e seco tem afetado a saúde das crianças em Marília e região, o que tem ocasionado a sobrecarga nos atendimentos pediátricos em todas as unidades de saúde da cidade.

Síndromes gripais e respiratórias, contando ainda com o aumento de casos de Covid-19, são os principais problemas enfrentados nessa época do ano. A UTI pediátrica/neonatal do Hospital Materno Infantil (HMI) está com 100% de ocupação e a enfermaria com 150%.

No HMI, que faz parte do Complexo HC/Famema, são oito leitos de enfermaria, mas 12 crianças estão internadas. Apesar da superlotação, apenas uma está com confirmação para Covid-19. As outras 11 estão enquadradas em casos suspeitos.

Os pacientes são de Marília (3), Garça, Júlio Mesquita, Bastos, Ubirajara, Pompeia, Guaimbê, Vera Cruz e Campos Novos Paulista. Já as duas crianças internadas na UTI são de Marília e Ocauçu.

De acordo com a assessoria do HMI, a alta demanda é de pacientes com queixas de síndromes gripais, cujos leitos destinados somam oito na enfermaria e dois em UTI (sendo um de UTI Neonatal e outro de UTI Pediátrica). A queda da temperatura é uma das explicações para o aumento da demanda.

Uma médica, que prefere não se identificar, revelou ao Marília Notícia que faltam pediatras na cidade. A profissional conta que a situação é geral, com equipes sobrecarregadas. Sem conseguir dar conta do recado, médicos estariam pedindo demissão, e escalas de plantão que não fecham.

Apesar da pressão, o problema não estaria apenas no aumento da demanda de crianças com problemas respiratórios. O HC/Famema conta com aproximadamente 2.300 colaboradores, sendo que 549 deles precisaram ser afastados só neste ano, em decorrência de resultado positivo para a Covid-19. Ou seja, em seis meses, cerca de 24% dos funcionários contraíram a doença, quase um quarto do total dos profissionais da saúde da instituição. Mesmo com o quadro, o hospital afirma que não houve ausência de médico pediatra no HMI.

O Hospital da Unimar também confirmou o aumento na demanda na pediatria. Tanto que foi montado um setor exclusivo só para atender este público, tanto pelo SUS quanto no convênio particular.

A UPA da zona Norte, que também é comandada pela equipe médica do Hospital da Unimar, abriu contratação para mais médicos pediatras.

Segundo a instituição, a alta os últimos meses de casos de síndromes respiratórias, incluindo de Covid-19, pressionaram a adoção destas medidas. A própria Prefeitura publicou, na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial do Município, um contrato aditivo para incremento temporário de valor financeiro no valor de R$ 49,6 mil, para arcar com os custos da demanda extraordinária de casos clínicos respiratórios pediátricos na UPA.

CUIDADOS

O tempo mais seco e frio desta época do ano desencadeia ou complica ainda mais os quadros de doenças respiratórias.

Para amenizar os sintomas, especialistas indicam que os pais devem tomar algumas medidas, como evitar ambientes aglomerados, evitar expor as crianças à poeira e fumaça; oferecer para a criança uma alimentação saudável; não dar remédio sem orientação de um médico e manter a criança sempre hidratada, oferecendo líquidos, mais vezes, durante o dia.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida

Últimas notícias

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília
Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie