MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 25 jun. 2024
SAÚDE

Cremesp aciona Anvisa na Justiça para restringir venda de fenol a médicos

Brasil ainda não tem regulamentação que determine quem pode comprar o ácido.
por Folhapress
Em São Paulo, paciente morreu após peeling de fenol; na foto, fachada da clínica de estética onde ocorreu a morte, no Campo Belo, zona sul. (Foto: Reprodução/Google Street View)

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) acionou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na Justiça Federal para pedir a suspensão da venda de substâncias à base de fenol (ácido carbólico) para profissionais que não são médicos. Se houver entendimento contrário, que seja proibida a comercialização para quem não possui formação de nível superior na área da saúde.

A Anvisa também deve explicar quais são as condições atuais para a venda do produto e se há algum controle ou registro quanto à comercialização de substâncias químicas à base de fenol para leigos.

O foco da ação é impedir a realização de procedimentos invasivos, entre eles o chamado peeling de fenol, no qual o ácido é utilizado de forma diluída para atingir as camadas mais profundas da pele.

A reportagem questionou a Anvisa a respeito da ação, mas não obteve resposta até o fechamento do texto.

O procedimento feito com o ácido ganhou atenção quando o empresário Henrique da Silva Chagas, 27, morreu em uma clínica de estética na rua Doutor Jesuíno Maciel, no Campo Belo, na zona sul de São Paulo em decorrência de uma parada cardiorrespiratória causada pelo peeling de fenol.

O procedimento foi realizado pela influenciadora Natalia Fabiana Freitas Antônio, que realizou cursos livres pela internet para oferecer a técnica e se identifica como Natalia Becker. Ela foi indiciada por homicídio com dolo eventual, por ter assumido o risco de matar.

Renata Sitonio, dermatologista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) e Academia Americana de Dermatologia Especializada em Tratamentos Corporais, em Harvard, afirma que não há regulamentação no Brasil.

“O fenol acabou caindo nas mãos dos profissionais não médicos e começou a dar problemas. Desde a residência, temos um respeito muito grande ao fenol. Não é todo médico que se aventura a fazer fenol. Quando você vai fazer fenol, se especializa, faz um curso específico, além de toda a formação em fenol. Existe uma curva de aprendizado grande”, relata Sitonio.

O peeling de fenol tem concentração variável e se torna mais ou menos agressivo por adição de algumas gotas de óleo de cróton. Diante disso, qualquer distúrbio de absorção da pele, como uma esfoliação prévia ou aplicações de várias camadas do produto, pode causar graves danos, como queimaduras profundas com sequelas irreversíveis.

Ainda segundo o Cremesp, o emprego de anestesia ou sedação muitas vezes utilizado no procedimento deveria ser realizado por um médico com formação em anestesiologia.

Por ser invasivo, em caso de aplicação em grandes áreas, como a face completa, o paciente tem que estar monitorizado por conta do risco de toxicidade cardíaca, hepática e renal. Para o conselho, é necessário, ainda, a realização de exames prévios e que o estabelecimento seja equipado para realizar eventuais reanimações.

“O fenol, assim como outras medicações que a gente tem que ter receita médica controlada, como por exemplo os antidepressivos e demais que causam dependência, tem um efeito colateral muito grave; é ser cardiotóxico, então ele pode causar arritmia e parada cardíaca; pode ser tóxico para o rim, levando à insuficiência renal, e para o fígado, levando à insuficiência hepática”, explica a médica.

O uso do fenol não é restrito ao peeling. Segundo a dermatologista, há outras indicações, como cirurgia de unha, quando o objetivo é diminuir, queimar e destruir a matriz da unha ou a unha encravada. É eficaz contra granuloma e algumas doenças, sempre utilizado pelo dermatologista.

***

POR PATRÍCIA PASQUINI

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 4
    Argentina decide extraditar morador condenado pelo STF

Escolhas do editor

EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professoresPrefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE

Últimas notícias

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie