Cras da zona oeste passa a funcionar no Fontanelli
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social coloca em funcionamento nesta quinta-feira (22), às 10h, o novo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da zona oeste.
Ele está localizado no Jardim Fontanelli, na rua José Silva, nº 480, e vai substituir o da Vila Coimbra.
A unidade recebeu o nome de “Regina Célia de Moraes Micheli”, que trabalhou por 10 anos na secretaria e morreu vítima de câncer, em 2009, aos 58 anos.
“Uma funcionária modelo pela sua dedicação. O pedido para que a unidade tivesse o nome dela foi uma unanimidade de toda a equipe”, comentou a secretária Neide Leatti.
Segundo ela, o prédio foi ampliado e reformado visando uma capacidade maior de atendimento a população da zona oeste. “O Cras é uma unidade pública descentralizada de política de Assistência Social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS (Sistema Único e Assistência Social). São implantados em áreas de maior vulnerabilidade e risco social, destinados ao atendimento socioassistencial de famílias”, comentou.
Neide destacou que o Cras é um serviço que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social, através de oficinas, cursos e apoio psicossocial. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira e contam com uma equipe técnica formada por um psicólogo, dois assistentes sociais e um profissional que compõe o SUAS além de quatro técnicos com nível médio.
O principal serviço ofertado pelo Cras é a atividade de Proteção e Atendimento Integral à Família, valorizando-se desde a criança até o idoso.
“O objetivo é sempre a melhoria da qualidade de vida, familiar e comunitária. A família e a comunidade são a base de qualquer sociedade, por isso os vínculos precisam sempre estar fortalecidos”, finalizou Neide.
Marília também tem em funcionamento os Cras do Santa Antonieta, Leonel Brizola, Teotônio Vilela e em breve entra em funcionamento o da zona Sul, ao lado do Residencial São Bento.