Covid volta a ter pico em maio com triplo de casos
A transmissão da Covid-19 em Marília voltou a crescer em maio, quando registrou 1.422 novos casos, de 2 a 26 de maio. É o triplo do número contabilizado no mês anterior, com 471 novos positivos. As internações de pacientes com sintomas graves da doença, que se apresentaram baixas até o começo da semana, saltou de três para seis nesta quinta. Foram registrados três óbitos em abril e sete em maio.
A retomada da transmissão vem após uma grande onda do coronavírus no 1º trimestre do ano, com mais de 14 mil casos em Marília. A calmaria da doença foi somente em abril.
No dia 1º do mês passado, a Prefeitura de Marília divulgou o registro total de 51.829 casos positivos e 1.069 óbitos. No dia 1º de maio haviam registros de 471 novos casos, totalizando 52.300 positivos e 1.072 óbitos. Nesta quinta-feira (26), com 1.422 novos casos, a cidade totaliza 53.722 confirmado e 1.079 mortes.
O último óbito registrado pela Prefeitura foi nesta última terça-feira (24), de uma mulher de 85 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. A vítima teve início dos sintomas no dia 19 de maio e evoluiu para óbito no dia 23.
Diversas cidades da região já estão retomando o uso de máscaras em locais públicos e privados com aglomeração para tentar frear o retorno da doença. A lista inclui Curitiba e cidades do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, como Londrina, Maringá, São Bernardo do Campo, Poços de Caldas e Canoas, Alvinlândia, Queiroz e Araçatuba.