Covid-19: Prefeitura muda divulgação sobre ocupação de leitos
A Secretaria Municipal da Saúde modificou a forma de divulgação dos dados sobre ocupação de leitos hospitalares reservados para pacientes com sintomas ou confirmação para o novo coronavírus.
No informe diário sobre o tema vinha sendo divulgada a ocupação dos leitos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também à rede particular.
Desde a última sexta-feira (25), porém, a administração municipal passou a divulgar apenas dados referentes aos leitos públicos, ou seja, do SUS. Na mesma data os leitos de UTI reservados alcançaram a maior lotação já constatada, acima de 91%.
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) e a Santa Casa de Misericórdia de Marília atendem nas duas modalidades, SUS e privado, com leitos de enfermagem e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para sintomáticos em ambos.
Já o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) não oferece atendimento particular, apenas pelo SUS.
O argumento dado para a mudança na metodologia foi a dificuldade do município em obter dados de forma ágil e confiável sobre os leitos da rede particular.
Já os dados sobre os leitos do SUS estão sob governança da Secretaria de Saúde, por isso as informações estão disponíveis de forma mais ágil.
A primeira referência para pacientes de Marília com Covid-19 é o HBU e a segunda é a Santa Casa. O Hospital das Clínicas é a terceira referência para os marilienses e a primeira para a região.