Mudança de protocolo no HBU é positiva para pacientes
Há cerca de 20 dias o Hospital Beneficente Unimar (HBU) mudou o protocolo de atendimento aos pacientes de Covid-19 internados na área roxa da instituição.
Desde que houve a determinação da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) para suspender o uso da hidroxicloroquina e da anitta aos pacientes, o HBU passou a ministrar a dexametasona, em uma dose de seis miligramas.
Segundo o médico intensivista e um dos coordenadores da área roxa do HBU, Piero Biteli, a mudança de protocolo ocorreu depois da divulgação do estudo Recovery, da Oxford, indicando que a dexametasona ministrada com a dose adequada reduzia em 30% a mortalidade dos pacientes nos hospitais.
“Diante deste estudo e da recomendação da mudança de protocolo, passamos a adotar essa medicação, observando uma melhora significativa, sendo que no HBU não tivemos mais a entubação”, apontou.
Biteli destacou ainda que o HBU registrou dez óbitos desde o início da pandemia, o que é de se lamentar, pela perda de vidas. Porém, esse número está bem abaixo do que é registrado nos principais hospitais em outros países.
“Claro que não queríamos ter perdido nenhum de nossos pacientes, mas a ocorrência de óbitos está bem abaixo do índice registrado em outros locais, se mantendo dentro do padrão internacional de atendimento”, relatou.
Conforme o último boletim divulgado pelo HBU, o hospital já fez um total de 208 atendimentos de pacientes com covid-19.
Destes, 56 foram confirmados, 29 ainda aguardam exames e 123 foram descartados. Permaneciam internados até a última sexta-feira, 25 pessoas. “O que nos deixa felizes é que nossa UTI está atendendo aos pacientes, sem a necessidade da entubação, que é um procedimento muito agressivo”, finalizou Biteli.