MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
ter. 27 ago. 2024
REGIÃO

Corrupção, disputa por poder e morte; polícia divulga detalhes sobre a execução de secretária

Caso Cláudia Lobo revela trama e abre investigações sobre fraudes na Apae de Bauru.
por Carlos Rodrigues
Coletiva de imprensa da Polícia Civil atualizou informações sobre o caso da funcionária da Apae de Bauru (Foto: Paulo Piassi/G1)

A Polícia Civil de Bauru considera esclarecidos os pontos principais que envolvem o assassinato de Cláudia Regina da Rocha Lobo, de 55 anos, funcionária da Apae de Bauru. A investigação aponta o presidente da entidade, Roberto Franceschetti Filho, como interessado e executor do crime.

O delegado Cledson do Nascimento, que lidera o caso, disse em coletiva nesta segunda-feira (27) que os indícios “sugerem má gestão, desvio de verbas e disputas de poder dentro da instituição” e que estes fatos podem estar entre os motivos que levaram ao crime.

Durante a entrevista, o delegado destacou a cronologia dos fatos, em uma investigação que evoluiu de forma rápida, com muitos cruzamentos de dados, queda de versões e perspicácia para evitar pistas falsas.

“Ainda estamos apurando todos os detalhes, mas nossa investigação aponta para problemas graves de gestão, desvio de recursos e conflitos internos como possíveis causas para o crime”, afirmou o delegado.

No computador da vítima, foram encontradas planilhas com indícios de irregularidades financeiras (Foto: Redes Sociais)

Um relatório divulgado à imprensa detalha o andamento da investigação e exclui a possibilidade de um crime passional. “Embora tenha havido especulações na mídia e entre o público sobre uma possível motivação passional, as evidências sugerem que o crime está relacionado a questões financeiras e de poder dentro da Apae”, diz o documento.

Além da investigação principal, a Polícia Civil abriu uma investigação paralela, conduzida pelo Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold), para apurar possíveis fraudes financeiras na instituição.

PISTAS FALSAS

Durante as investigações, Roberto, inicialmente, tentou desviar a atenção da polícia sugerindo que o crime poderia estar relacionado a dívidas de um familiar de Cláudia com traficantes. No entanto, depoimentos e provas coletadas posteriormente apontaram para sua própria responsabilidade.

A coordenadora financeira da Apae revelou que Roberto autorizava “adiantamentos” em nome de Cláudia, que eram registrados como pagamentos a fornecedores. No computador da vítima, foram encontradas planilhas com indícios de irregularidades financeiras, incluindo valores pendentes relacionados a Roberto.

EMBOSCADA EM VEÍCULO

Um exame balístico confirmou que um estojo de pistola calibre 380, encontrado no veículo da Apae, foi disparado pela arma apreendida na casa de Roberto.

A análise das câmeras de segurança e o histórico de chamadas do celular de Roberto também fornecem evidências cruciais, como sua movimentação na rodovia SP-321, que liga Bauru a Arealva.

Roberto está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirajuí, com prisão temporária decretada por 30 dias.

OCULTAÇÃO DE CADÁVER

O delegado Cledson do Nascimento informou que o corpo de Cláudia foi incinerado em uma área utilizada pela Apae para descarte ocasional de materiais. Roberto teria contado com a ajuda de Dilomar Batista, um funcionário da Apae, para se livrar do corpo.

Dilomar confessou que ajudou a queimar o corpo sob ameaças de Roberto e posteriormente espalhou as cinzas em áreas de mata.

Restos mortais foram incinerados (Foto: Divulgação)

As investigações revelaram que, após o crime, Dilomar assumiu o veículo de Cláudia e o abandonou na Vila Dutra, onde ele e Roberto partiram em outro carro da instituição.

Roberto foi preso em 15 de agosto e, em um primeiro momento, admitiu o crime informalmente. No entanto, em depoimento formal, no dia seguinte, negou a acusação.

Durante a investigação, a polícia encontrou fragmentos de ossos humanos em uma área rural de Bauru, que estão sendo analisados para comparação com o DNA da vítima. Além disso, foram recuperados os óculos de Cláudia, reconhecidos por familiares.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie