MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qua. 11 mar. 2020

Coronavírus pode gerar efeito negativo no PIB, diz SPE

por Amanda Brandão

Num momento de incertezas sobre o impacto do avanço do coronavírus sobre a atividade, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia traçou diferentes cenários para o contexto brasileiro e, em seu cenário base, vê a possibilidade de um efeito negativo de 0,3 ponto porcentual sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Em um cenário otimista, por sua vez, o impacto seria menor, de 0,1 ponto porcentual. Já num cenário pessimista, a redução poderia ser de até 0,5 ponto porcentual.

A SPE incluiu uma nota específica sobre o efeito do coronavírus na economia brasileira em seu Boletim Macrofiscal de março.

No documento, o órgão afirma que os principais canais de transmissão são a redução das exportações (sobretudo de commodities, principal item da pauta da balança comercial brasileira), a queda nos preços internacionais de commodities e o aumento do valor de insumos importados.

A interrupção da cadeia produtiva de alguns setores também é um risco, segundo a SPE. De acordo com o órgão, a paralisação da produção e do escoamento de bens intermediários chineses (a China é o epicentro da epidemia), importantes para a indústria brasileira, pode afetar a produção de manufaturados em alguns setores, induzindo a uma redução nos estoques.

Outros fatores que podem influenciar são a queda no fluxo de pessoas e mercadorias e a redução nos preços dos ativos, com piora nas condições financeiras.

“Após o aumento expressivo no número de novos casos fora da China, houve aumento na volatilidade dos mercados e na demanda por ativos de menor risco. O aumento na incerteza e piora nas condições financeiras podem desta forma impactar os investimentos no curto prazo e dificultar o acesso a crédito”, diz a SPE.

Apesar disso, a Secretaria não incluiu esse canal nas simulações por avaliar que a contaminação por essa via depende de um agravamento na epidemia.

A SPE avalia também que a infecção pode ter um efeito forte sobre a produtividade.

Ao todo, a Secretaria simulou 81 cenários diferentes, que vão de uma queda de 0,10 ponto porcentual até uma redução de 0,66 pp no PIB brasileiro decorrente desse fator.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem reage a assalto e fica ferido no pescoço durante roubo na zona sul
  • 2
    Professor é preso após invadir contramão e provocar acidente alcoolizado
  • 3
    Pé de maconha e droga fracionada levam dois para a prisão na zona norte de Marília
  • 4
    Motorista é preso após ameaçar matar esposa com caco de vidro

Escolhas do editor

CIDADE
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre NóbregaLicitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
CONDOMÍNIOS
História de superação traz a Marília administradora criada em BotucatuHistória de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
História de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregularCâmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em MaríliaMega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília

Últimas notícias

Apesar de derrota, MAC depende de si para garantir vice-liderança no campeonato
Bolsonaro apresenta melhora clínica, mas segue internado em UTI
Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda-feira
Mercado financeiro estima redução da Selic em 0,25 ponto esta semana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie