Cora, novo projeto da Acinco, abraça conceito de ‘cidade de 15 minutos’
Imagine a sua cidade. Quanto tempo você leva para chegar ao supermercado a pé? E para chegar à sua escola ou local de trabalho? E se precisar ir a um parque público, um consultório médico ou uma padaria? São perguntas que revelam muito sobre a qualidade de vida urbana, não é mesmo?
Enquanto algumas cidades já compreenderam a importância de ter todos esses serviços próximos, outras estão repensando seu planejamento urbano para criar bairros mais acessíveis e amigáveis aos pedestres. É o conceito ‘cidade de 15 minutos’, que apresenta uma nova forma de vida nos espaços urbanos.
O termo, cunhado pelo urbanista franco-colombiano e professor da Universidade de Sorbonne, Carlos Moreno, propõe um conceito em que as cidades sejam planejadas de forma a permitir que as pessoas vivam, trabalhem, estudem e façam compras dentro de uma distância percorrida em uma caminhada de 15 minutos.
O objetivo é tornar as cidades mais adensadas e conectadas, com deslocamentos mais curtos, o que significa ar mais limpo, ruas mais verdes e melhor mobilidade e tempo de qualidade.
Sendo o primeiro complexo Mixed Use em Marília, conceito inexistente até então, o recente lançamento do Cora, projeto da renomada Acinco, incorporadora que consolidou-se por seus projetos inovadores, fez essa realidade mudar.
Localizado estrategicamente na via mais valorizada da cidade, a avenida das Esmeraldas, o empreendimento chama atenção não apenas pela sua estética arquitetônica moderna, mas também pela sua integração com o entorno urbano, tendo como principal característica a criação de uma quadra interna com uma praça arborizada, que cria espaços de qualidade e comodidades.
“Quem já conheceu de perto o projeto do Cora, percebeu que a Acinco abraça justamente essa visão, oferecendo não apenas residências, mas um ambiente completo onde a vida cotidiana se desenrola de maneira fluida e conveniente”, diz o diretor da Acinco, Adriano Avila.
De acordo com a Acinco, ao integrar espaços comerciais, corporativos e residenciais em um mesmo complexo, o Cora promete impulsionar o comércio local e também facilitar a vida de toda a comunidade no entorno da avenida das Esmeraldas. “Nós nos preocupamos muito com o impacto dos nossos projetos em seu entorno imediato. Temos que necessariamente, antes de estabelecermos nossos empreendimentos, deixar o espaço melhor do que estava”, ressalta Adriano Avila.
“As lojas e escritórios presentes no empreendimento não serão apenas pontos de negócio, mas sim centros de interação social e econômica, contribuindo para a vitalidade da cidade, do bairro e promovendo uma atmosfera de dinamismo e prosperidade”, afirma Adriano Avila.
Um destaque especial é a praça central do Cora, concebida como um ponto de encontro para os moradores e visitantes, onde podem desfrutar de momentos de lazer, relaxamento e convívio.
A praça, segundo Adriano Avila, foi pensada como uma forma de ‘entrar com a cidade’ para dentro do lote, trazendo as atividades comerciais e áreas verdes ao empreendimento, considerando a vocação comercial da avenida das Esmeraldas. “A ideia era não ter uma barreira física entre esses espaços e ainda assim entregar mais segurança aos futuros moradores com seus acessos privativos”, explica.
Um exemplo desse conceito é Paris, que sob a liderança da prefeita Anne Hidalgo, desponta como pioneira nessa estratégia urbana. Durante sua bem-sucedida campanha de reeleição, Hidalgo destacou o objetivo de fomentar o surgimento de comunidades autossuficientes em cada distrito da cidade.
“Ao valorizar a marca da Acinco, o Cora se posiciona como um exemplo de inovação e excelência no setor imobiliário. Estamos trazendo para Marília os conceitos mais atuais praticados no mundo. Não nos limitamos a construir edifícios, mas sim a moldar experiências de vida que transcendem o convencional. Nosso compromisso com projetos inovadores e sustentáveis se reflete em cada detalhe do Cora, desde sua concepção até sua execução”, diz Adriano Avila.
Já para Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado para o setor imobiliário, o comprador passou a levar muito mais em conta o entorno e se este se adequa à sua vida. “Tem escola, hospital, supermercado perto? Essa lógica urbana é a que importa atualmente”, diz Assumpção em entrevista ao jornal Valor.
Moreno, o visionário por trás do conceito, argumenta em diversas entrevistas que a disseminação da ideia se deve à sua linguagem acessível e à visão cativante que promove sobre a vida urbana compartilhada entre moradores, cidadãos, políticos, planejadores urbanos, incorporadoras imobiliárias, varejistas e demais envolvidos.
“O Cora é um marco para Marília na proposta do projeto, que oferece um conceito de uso misto, onde a gente tem um complexo com lojas, salas corporativas e unidades residenciais, tudo ali dentro de um terreno de 8 mil metros quadrados. É uma proposta diferente, o primeiro projeto com esse conceito em Marília. Acho que vem para ser um divisor de águas na cidade”, afirma Adriano Avila.
Sob a chancela do premiado escritório de arquitetura Andrade Morettin, o empreendimento é ancorado por um mall no térreo, composto por 29 lojas e 54 salas comerciais.
“Temos todo esse complexo de lojas, mas não abrimos mão de ter basicamente um clube completo. Teremos vários itens de bem-estar, voltados para a saúde, como academia, pilates, yoga, piscina com raia, e até mesmo uma quadra de beach tennis suspensa no terceiro pavimento, além de espaços para festas, entre outras coisas”, conta Adriano Avila.
O Cora terá 196 apartamentos em três plantas e metragens diferentes, cada um com características distintas e acesso privativo, garantindo uma experiência personalizada para seus moradores. As unidades terão 70, 88 e 125 m², além de mais de 25 itens de lazer e bem-estar exclusivos.
“Seguimos com a tradição de remodelar e revitalizar áreas urbanas, pensando no cotidiano de quem mora ou passa pelo local. O projeto visa não apenas criar um novo marco arquitetônico, mas apresentar novas experiências e melhorar a vida dos futuros moradores”, finaliza o diretor da Acinco.
SERVIÇO
O Cora da Acinco já atingiu a marca de mais de 75% das unidades contratadas. Interessados podem entrar em contato com a sua imobiliária de preferência ou através do WhatsApp (14) 99194-4908 [clique aqui para iniciar uma conversa].
Para conhecer mais sobre o Cora e outros projetos, a Acinco está nas redes sociais pelo Instagram @acinco_inc e no Facebook Incorporadora Acinco. Informações ainda pelo (14) 2105-4700.
Veja abaixo vídeos e a galeria do projeto.