Coordenadores de Emefs de Marília definem fluência leitora como foco no 2º semestre

A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou a 6ª Reunião de Formação Pedagógica com os coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). O encontro marcou o início das atividades do segundo semestre de 2025 e definiu a fluência leitora como o principal eixo das ações pedagógicas e avaliativas da rede municipal de ensino.
Durante a reunião, conduzida pela equipe técnica da Secretaria, foram abordadas estratégias de alfabetização com base nos programas nacionais voltados à leitura. As supervisoras Denise Oliveira Fontes e Débora da Silva destacaram que os resultados dos testes de fluência orientam o planejamento das escolas.
A professora Marisa Xavier apresentou o uso das plataformas Elefante Letrado e Caed (Sistema de Avaliação Educacional), explicando como acessar os materiais, interpretar os gráficos e selecionar recursos didáticos adequados.

A formação também incluiu uma leitura reflexiva do livro “Nicolau tinha uma ideia”, de Ruth Rocha, e uma análise sobre os processos neurológicos da leitura, com base na obra “Os neurônios da leitura”, de Stanislas Dehaene.
Entre os destaques do evento esteve a demonstração da biblioteca virtual do Elefante Letrado. A professora Camila Rodrigues de Souza destacou a progressão linguística da plataforma e a importância da oralidade no desenvolvimento da escrita.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, o objetivo da formação é orientar os coordenadores para que ajudem os professores a escolherem textos adequados ao nível das turmas e às metas do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Os participantes analisaram ainda os resultados do primeiro teste de fluência leitora, ouvindo gravações dos alunos e discutindo aspectos como oralidade, prosódia e compreensão. O professor Eduardo Bento Pereira destacou a necessidade de preparo emocional dos estudantes para os testes, enquanto Marisa Xavier apresentou exercícios voltados à pronúncia e articulação.

A plataforma Caed também foi abordada com foco na seleção de palavras e estruturas linguísticas avaliadas. Houve ainda discussão sobre os dados enviados pelas escolas e possíveis distorções nas estatísticas por conta de transferências de alunos.
No encerramento, a professora Marisa Xavier apresentou aspectos legais das funções dos coordenadores e o calendário de atividades do semestre, além de reforçar o espírito colaborativo com a história africana do conceito Ubuntu. Os participantes receberam uma lembrança simbólica ao final da reunião.