Convenção oficializa Vinicius e mostra força para campanha pela Prefeitura
Convenção que reuniu partidos da frente de apoio ao ex-prefeito e deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), na manhã deste sábado (3), sinalizou uma mobilização que pretende ser desproporcional – em relação aos adversários – e ainda favorecida pela curta campanha oficial. Apenas dois meses separam os eleitores das urnas.
Mas além de demostrar vigor político, renovação de alianças e unidade, o ato, realizado no Golden Palace, marcou uma reconciliação pública entre Vinicius e o pai, o ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos).
Mesmo com divergências expostas nos últimos anos, a presença do patriarca já era esperada, tanto pela candidatura da atual esposa, Fabiana Camarinha (Podemos) à Câmara, quanto pela unidade familiar que marca momentos decisivos da trajetória do clã.
‘MARÍLIA QUE CUIDA‘
Oito legendas selaram compromisso de defender a volta de Vinicius ao Poder Executivo. Além da federação PSDB/Cidadania, as forças políticas do PSD, MDB, Avante, Solidariedade, Podemos e PP – do vice, Rogério Alexandre da Graça – formam a estrutura partidária.
O espaço de eventos com capacidade para 2 mil pessoas – preparado com 1,5 mil cadeiras – teve momentos de lotação máxima, durante a chegada do candidato. Vinicius concedeu uma entrevista coletiva, em que reiterou ter construído um plano de governo participativo.
Ele falou também sobre “reconstrução” da cidade e anunciou que fará uma “Reforma Administrativa”, sem dar detalhes, porém, de aspectos práticos. “Vocês estão na convenção do ‘Marília que cuida’, do amor, da alegria, da esperança. Mais do que obras, que nós vamos realizar, e muitas, nossa população está precisando de cuidado”, disse.
Agora candidato indicado pelos partidos de sua base, Vinicius resgatou algumas pautas como o Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), apoio ao desenvolvimento da indústria e projetos sociais e de lazer.
O ex-prefeito tergiversou sobre o futuro da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), que sofre pressões pela instalação de radares na cidade e virou, politicamente, “calcanhar de Aquiles” do atual prefeito Daniel Alonso (PL).
Mencionou também a busca de solução para o Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm) e diz que é possível administrar buscando recursos em outras esferas de governo, para driblar o endividamento municipal.
Falou ainda em trabalhar para amenizar o que chamou de uma “concessão desastrosa” do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), além de apoiar a recriação de iniciativas sociais, como a Legião Mirim.
‘CANDIDATO DE FAMÍLIA’
A convenção formalizou 126 candidaturas à Câmara Municipal, sendo 37 mulheres. Dos atuais 13 vereadores, cinco buscam reeleição com Vinicius (veja abaixo quem são). Mesclando novas e antigas expressões da política, a composição reúne ainda antigos adversários e velhos aliados.
Antes da chegada de Vinicius, candidatos a vereador e vereadora se revezaram em discursos de até dois minutos, anunciados por um time de quatro apresentadores, que se revezaram no palco.
Todos os postulantes à Câmara, além de familiares de Vinicius, ocuparam lugar em um palco estendido, à frente da estrutura fixa do espaço de eventos.
Durante o ato, Vinicius aproveitou para apresentar parte de sua estrutura regional, com o apoio de dezenas de prefeitos e inúmeros vereadores. A liderança regional e estadual do deputado foi usada em peso, com depoimentos exibidos em um telão.
Entre muitos agradecimentos e deferências a aliados – incluindo o vice Rogerinho, a quem destacou – o candidato a prefeito dedicou farto tempo a interações e menções de afeto à família.
Colocou em evidência a esposa, Beatriz, os filhos Vicenzo e Angelina, além do irmão Gabriel Camarinha. A avó Marilda, a mãe e o pai também foram honrados com palavras de carinho e gratidão.
De acordo com o calendário das Eleições Municipais de 2024, o dia 15 de agosto é a data final para que os partidos políticos, as federações e as coligações apresentem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, de vice-prefeito e de vereador.
Os cinco candidatos que buscam reeleição à Câmara, apoiando Vinicius à Prefeitura, são Danilo Bigeschi (PSDB), Elio Ajeka (Progressistas), Luiz Eduardo Nardi (Podemos), Marcos Custódio (Podemos) e Marcos Rezende (PSD).