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Marília
qui. 17 nov. 2022

Contorno recebe mais radares para ampliar fiscalização

por Alcyr Netto

Novo radar sendo instalado nesta quarta-feira no quilômetro 450 da SP-294 em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Quem trafega diariamente pela rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) já percebeu que estão sendo instalados novos radares fixos em toda a extensão do trecho sob responsabilidade da concessionária Eixo SP. Os equipamentos para flagrar motoristas em excesso de velocidade, no entanto, ainda não estão em funcionamento e devem passar a autuar os infratores apenas no início de 2023.

O Marília Notícia percorreu o trecho urbano da SP-294 – também conhecida como rodovia do Contorno – na área de atuação da Eixo SP, que vai desde o distrito de Lácio até a região do campus universitário, e constatou a instalação de nove novos radares de velocidade.

Um dos equipamentos, inclusive, estava sendo fixado nesta quarta-feira (16), no quilômetro 450 da rodovia, o que indica que novos aparelhos ainda podem aumentar a lista de dispositivos em funcionamento – no futuro – em um trecho de apenas dez quilômetros.

O mais novo radar instalado por funcionários da Eixo SP, no quilômetro 450, fica no sentido de Marília a Lácio, na descida existente depois que o motorista passa pela região do campus universitário. Em seguida, o segundo radar do trecho foi fixado no quilômetro 449, antes da entrada para a Via Expressa da avenida Sampaio Vidal, importante ligação para a zona Sul de Marília.

Radar de velocidade instalado antes da saída para a Via Expressa da avenida Sampaio Vidal (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O terceiro radar instalado neste sentido fica no quilômetro 446, antes de o motorista passar pela Coca-Cola Femsa. Novos radares fixos ainda podem ser instalados neste trecho, levando em conta que, no outro sentido, já foram colocados seis equipamentos, ou seja, o dobro do que está instalado no sentido Leste.

Para quem trafega do distrito de Lácio para o campus universitário, são seis aparelhos instalados. O primeiro dispositivo eletrônico fica logo após o posto de atendimento da Eixo SP, no quilômetro 444. Em seguida, no quilômetro 445, aparece o segundo radar fixo.

O terceiro está no quilômetro 446 da SP-294, antes da conhecida “descida do HC”, em referência à proximidade com o Hospital das Clínicas, em trecho crítico da área urbana da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), por causa do grande número de tombamentos de caminhões.

Radar instalado antes da Coca-Cola Femsa na SP-294 em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O quarto radar instalado pela equipe da Eixo SP está no quilômetro 447, depois da “descida do HC” e antes da entrada para a avenida Presidente Roosevelt.

A concessionária instalou o quinto aparelho fixo no quilômetro 448 da SP-294, em uma curva antes da entrada para o hotel Sun Valley. O sexto equipamento foi fixado no km 451, antes do fim do trecho de concessão, que vai somente até a curva que segue em direção ao posto da Polícia Militar Rodoviária.

O Marília Notícia entrou em contato com a Eixo SP, para saber o número exato de radares fixos instalados na SP-294 e se novos seriam instalados nos próximos dias. A informação passada à reportagem é que a fiscalização eletrônica de velocidade na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros tem início previsto para o primeiro semestre de 2023, a partir da homologação dos equipamentos e conclusão de estudos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Radar instalado antes da conhecida ‘descida do HC’ em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

ENTREVIAS

A concessionária Entrevias também administra um trecho do Contorno entre o quilômetro 451 e 458 da SP-294. A empresa tem cinco equipamentos de radar fixo instalados na SP-294, sendo quatro em operação e um não operante. O equipamento que ainda está sem funcionar foi fixado no quilômetro 457, sentido Leste, e ainda aguarda homologação e publicação no Diário Oficial.

Os aparelhos em funcionamento estão nos quilômetros 451 e 454 no sentido Leste e 453 e 455 Oeste.

O radar ativo no quilômetro 451 possui velocidade máxima permitida de 40 km/h, para quem passou pela base da Polícia Militar Rodoviária e vai pegar o viaduto sentido campus universitário. O local exige atenção do motorista, por se tratar de pista simples, sem canteiro central, com curva acentuada que costuma provocar o tombamento de caminhões. Os demais radares são para 80 km/h.

Na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), que completa o Contorno, a Entrevias instalou outros três equipamentos fixos, que estão em processo de aferição e homologação, nos quilômetros 320, 323 no sentido Leste, além de outro aparelho mesmo quilômetro – 323 -, mas no sentido Oeste. A mesma rodovia conta com outros radares em operação no quilômetro 326 nos sentidos Leste e Oeste.

Pela rodovia Rachid Rayes (SP-333) existe equipamento em funcionamento no quilômetro 334 e um outro recentemente fixado no quilômetro 335 – ainda em fase de aferição e aguardando homologação.

Radar instalado próximo ao Campus Universitário, antes da curva que leva para a base da Polícia Militar Rodoviária na SP-294 em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

IPEM

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) faz nesta quinta-feira (17), às 9h, a verificação metrológica no radar instalado na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), km 453+420, em Marília.

Na semana passada, técnicos do Instituto estiveram na cidade para outra fiscalização. Na ocasião, foram verificados equipamentos instalados na rodovia SP 333, em Marília.

A autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, é o órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteger o consumidor.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade, destinados ao monitoramento do trânsito em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. A suspensão também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o radar seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto de Marília.

Radar instalado logo após a base operacional da Eixo SP na SP-294 em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Radar fixo instalado na SP-294, antes da saída para a avenida Tiradentes, em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Radar instalado na curva que antecede a saída para o hotel Sun Valley na SP-294 em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Radar localizado após a ‘descida do HC’ e antes da saída para a avenida Presidente Roosevelt na SP-294 em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

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