MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 05 jan. 2022

Consumidores bem resolvidos com o Uno vão sentir saudade

por Carlos Rodrigues

Carro bom e barato; Douglas, na próxima troca, vai pesquisar Uno mais novo e se manter na marca (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

O Uno preto, ano 1994, é o quarto carro que o carpinteiro mariliense Douglas Camargo da Silva, de 22 anos, teve desde que começou e dirigir.

É o segundo do mesmo modelo. A notícia de que a Fiat resolveu aposentar a série – já revitalizada na versão Vivace – causou certo espanto.

Quem gosta da economia que o compacto proporciona está, como Douglas, surpreso com a decisão da montadora italiana e nem um pouco incomodado em andar com um carro fora de linha.

“É econômico, me leva para todo lugar, resolve o que precisa resolver em termos de locomoção. A mecânica dele é barata. Quando for trocar, vai ser por um Uno mais novo”, afirma.

No Brasil desde 1984, o modelo caiu no gosto (e no bolso) do consumidor brasileiro. Carro para jovens… Para idosos… Primeiro carro… Carro para quem já cansou de gastar dinheiro com manutenção e deseja um transporte básico.

O velho “uninho” só ficou em baixa quando o país teve a ilusão do enriquecimento, durante a década de 2010, momento em que as exigências em relação ao desempenho e tecnologias começaram a invadir as concessionárias já nos modelos de entrada. Foi aí que a expressão carro popular acabou, praticamente, sem nenhum sentido.

Em 37 anos de história no Brasil, o Uno somou 4.379.356 unidades produzidas na fábrica de Betim (MG), de agosto de 1984 a dezembro de 2021.

O Fiat Uno teve apenas duas gerações. A primeira com desenho assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro inovou pelas dimensões e as linhas retas. A desconfiança em função do seu antecessor, o Fiat 147, logo acabaram e o carro foi amplamente aceito.

Em 2010, a montadora lançou o Novo Uno, que teve diversas estilizações, preservando o Mille entre as opções. Por fim, a Fiat anunciou no mês passado a série especial Ciao, que significa adeus, em alusão ao encerramento da produção do modelo.

O Uno Ciao conta com um grande pacote de equipamentos. Há plaqueta numerada em cada uma das 250 unidades. Computador de bordo e sistema de som com bluetooth e porta USB fazem parte da lista de facilidades, que evidentemente, custam, proporcionalmente, muito mais que todos os velhos primos da montadora italiana.

Uno Ciao; adeus em grande estilo (Foto: Divulgação/Fiat)

Siga nossas redes sociais:

Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 3
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 4
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília
Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde
Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta
Marília lança Calculadora Ecológica para medir e compensar emissões de CO₂

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie