Construção de banheiro em praça central esbarra em risco de vandalismo
Remodelada e reinaugurada em 2022, a praça Maria Izabel – localizada no Centro de Marília – retomou na ocasião a rotina com programações culturais e esportivas, realizações de eventos, shows e barracas de alimentação.
A permanência de público no local por mais tempo do que uma caminhada tem exigido dos organizadores dos eventos a disponibilidade de banheiros químicos, instalados em área de estacionamento da avenida Pedro de Toledo.
Por anos, a Praça Maria Izabel teve seu “próprio” banheiro público instalado sob um coreto. As instalações foram demolidas há pouco mais de uma década para a reabertura da rua Sergipe ao lado da Catedral São Bento.
Em resposta a requerimento enviado pela Câmara Municipal de Marília em junho deste ano, o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Manoel Carlos Ortiz Lima, apontou o motivo da retirada dos banheiros de alvenaria.
“Foram demolidos devido a dificuldades no setor de zeladoria da Prefeitura para manter esses equipamentos em condições de uso, devido a problemas de vandalismo que existem hoje na maioria das praças públicas”, explicou Lima.
Além dos frequentadores dos eventos culturais ou de momentos de lazer, a praça Maria Izabel tem sido utilizada, há muito mais tempo, por pessoas em situação de rua que ali permanecem ao longo de todo dia, e para pernoitar.
A nova fonte tem servido de banho para alguns e, embora esteja no coração da cidade, a praça Maria Izabel já foi palco para prática de roubo e outros crimes. Em nota, a Prefeitura de Marília diz ter ampliado fiscalização no local.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!