MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 23 fev. 2022

Conselho de Habitação apresenta propostas para novo Plano Diretor

por Carlos Rodrigues

Vista aérea de Marília; cidades precisam revisar Plano Diretor a cada dez anos (Foto: Arquivo)

Projeto para revisão do Plano diretor de Marília – que deve ser enviado à Câmara Municipal nas próximas semanas – é aguardado com expectativa pela sociedade civil organizada. A lei aprovada em 2006 deve ser revista a cada dez anos. O atraso na aprovação de um novo texto é de seis anos.

A dúvida é se o novo regramento, que aponta diretrizes para ocupação e desenvolvimento urbano, vai considerar a contribuição popular – apelo à participação democrática – ou se restringir aos interesses dos grupos econômicos que atuam no mercado imobiliário.

Na tarde desta segunda-feira (21), o Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana de Marília (CMHPU) apresentou resultado de amplo estudo, que teve cooperação de mais de 25 profissionais, e culminou com um documento de 134 páginas, com propostas da comunidade.

O trabalho teve o apoio do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem) e gerou um manual de fácil leitura, ilustrado, para aproximar a população das discussões.

O grupo analisou a cidade a partir das perspectivas de zoneamento urbano, densidade populacional nas diferentes regiões, equipamentos públicos disponíveis, mobilidade urbana, áreas mais propensas ao adensamento, proteção das margens dos itambés, entre outros aspectos.

A presidente do CMHPU, Mariana Valera, destacou que o estudo incluiu análise comparativo com muitos outros municípios, especialmente os que conseguiram avançar em política de desenvolvimento urbano.

A conselheiro apontou ainda algumas dificuldades, como a localização de alguns mapas, que delimitam o perímetro urbano de Marília. Parte das informações também não está disponível para estudos, o que dificultou os trabalhos.

EIXOS

As propostas para o desenvolvimento urbano estão baseadas em três principais eixos que, segundo Mariana, devem ser compreendidos como ativos, e não problemas.

“A rodovia, a linha férrea e os itambés normalmente são associados como obstáculos, mas na verdade são oportunidades. Marília é cercada de vales. Quando vemos lançamentos imobiliários, a propaganda sempre reforça a vista para o vale. Mas isso não precisa ser só para quem mora em condomínio”, exemplifica.

O modelo de desenvolvimento defendido pelo Conselho propõe uso dos corredores centrais para a mobilidade, tendo como principal ativo a linha férrea. As propostas visam ainda redução das ocupações nas margens dos vales, visando a preservação do Meio Ambiente.

O Conselho defende a submissão de grandes projetos – com impacto urbano e ambiental – à discussão em fóruns técnicos e populares.

Material completo elaborado pelo CMHPU pode ser acessado pela internet.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 2
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie